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4 Sintomas de Sensibilidade ao Glúten a Serem Observados

Atualizado: 14 de fev.

Blog-Gluten Sensitivity Linked to Autism The Brain-Gut Connection

Você provavelmente conhece pelo menos uma pessoa que ficou sem glúten. Eles podem ter sido diagnosticados com doença celíaca, ou talvez apenas se sintam mais saudáveis, pensem com mais clareza e tenham uma melhor digestão sem glúten no prato. Talvez você até o tenha removido de sua própria dieta (ou pelo menos tenha pensado nisso!). Independentemente disso, você não pode se virar em uma mercearia ou navegar na maioria dos menus de restaurantes sem ver o rótulo sem glúten.


Apesar da incidência de doença celíaca permanecer estável, o número de pessoas que seguem dietas sem glúten mais do que triplicou.


Por que tantas pessoas estão sem glúten se não têm doença celíaca? Bem, existem várias maneiras pelas quais o glúten pode causar estragos em sua saúde. No texto de hoje, vou detalhar as diferenças entre doença celíaca, alergia ao trigo, intolerância ao glúten e sensibilidade ao glúten. Em seguida, abordaremos quatro dos sintomas mais comuns de sensibilidade ao glúten para que você possa começar a descobrir se uma dieta sem glúten pode ou não ser para você.


Pronto para tentar ficar sem glúten?


Quando o glúten significa problemas


Glúten, latim para “cola”, é um grupo de proteínas encontradas no trigo, cevada, centeio, triticale, malte, levedura de cerveja, amido de trigo e derivados de trigo como bagas de trigo, durum, emmer, sêmola, espelta e farina. Existem algumas razões principais pelas quais as pessoas experimentam problemas de saúde quando comem glúten, doença celíaca, alergia ao trigo, intolerância ao glúten e sensibilidade ao glúten.


Doença celíaca


A doença celíaca é uma doença autoimune hereditária. As pessoas que o têm produzem certos anticorpos quando comem glúten. Esses anticorpos destroem as vilosidades, que são projeções semelhantes a dedos no intestino delgado que auxiliam na absorção de nutrientes. Os sintomas da doença celíaca incluem diarreia, inchaço, anemia por deficiência de ferro, fadiga, enxaquecas, infertilidade, abortos espontâneos, crescimento atrofiado em crianças, perda de peso, confusão mental e depressão.


Os médicos testam a doença celíaca fazendo um painel de sangue que verifica os anticorpos celíacos que o corpo produz quando detecta o glúten. É por isso que é importante que as pessoas que estão sendo testadas para doença celíaca continuem consumindo glúten durante o período de teste. Quando o painel de sangue encontra anticorpos celíacos, o médico geralmente recomenda uma biópsia do intestino delgado para confirmar o diagnóstico.


Aqueles com doença celíaca devem evitar estritamente todo o glúten para viver sem sintomas. A doença celíaca não é tecnicamente uma alergia alimentar, mas é muitas vezes referida como tal para enfatizar o quão importante é para aqueles com a doença evitar o glúten.


Alergia ao Trigo


Uma alergia ao trigo é um distúrbio no qual o sistema imunológico trata uma ou mais proteínas do trigo como invasores estranhos e libera anticorpos para se defender contra eles. As reações variam de anafilaxia (quando sua garganta incha e você não consegue respirar ) asma quando o trigo é consumido.


Os médicos geralmente usam testes cutâneos para diagnosticar alergias ao trigo, que envolvem picar extratos de trigo na superfície da pele (geralmente no antebraço) e observar a reação. Exames de sangue em busca de anticorpos específicos do trigo também são uma opção.


Embora o glúten esteja em todos os produtos de trigo, as pessoas com alergia ao trigo podem consumir alimentos sem trigo que contenham glúten (como cevada, centeio, malte e aveia). Assim como a doença celíaca, a alergia ao trigo é uma condição séria que requer evitar estritamente alimentos que contenham trigo.


Sensibilidade ao Glúten e Intolerância ao Glúten


Se você não tem doença celíaca ou alergia ao trigo, ainda pode se sentir mal depois de comer glúten ou trigo porque é sensível a essas coisas. Não há exames médicos para sensibilidade ao glúten não celíaca (SGNC) e as complicações ainda não são totalmente compreendidas. A maioria das pessoas que evitam o glúten se enquadram nesta categoria. Comer sem glúten lhes dá alívio de sintomas como inchaço, gases, diarréia, constipação, confusão mental, baixa energia, dores e dores.


A principal diferença entre a sensibilidade ao glúten e a intolerância ao glúten está na gravidade dos sintomas. Pode levar várias semanas para as pessoas com intolerância ao glúten sentirem alívio dos sintomas assim que removerem o glúten de suas dietas, enquanto as pessoas com sensibilidade ao glúten podem ver melhorias quase imediatamente. Por causa disso, as pessoas com intolerância ao glúten podem querer ser tão diligentes em evitar o glúten quanto aquelas com alergia ao trigo ou doença celíaca.


Tanto a sensibilidade quanto a intolerância ao glúten não são bem definidas pela comunidade médica. Eliminar o glúten e documentar os resultados é o único “teste” disponível. Atualmente, os pesquisadores estão tentando determinar se a exposição ao glúten para pessoas com sensibilidade ou intolerância pode levar a complicações a longo prazo, como danos ao trato intestinal ou problemas resultantes de inflamação.


4 sintomas de sensibilidade ao glúten a serem observados

Então, se você não tem doença celíaca e não é alérgico ao trigo, mas ainda se sente mal depois de comer, como pode saber se o glúten é ou não o culpado? Porque não existem testes de sensibilidade ou intolerância ao glúten, nem sempre é fácil! Mas se você prestar muita atenção em como se sente quando come alimentos que contêm glúten versus alimentos que não contêm, pode notar um padrão. Comece observando estes sintomas comuns de sensibilidade ao glúten:


1. Problemas de GI superior

Pessoas com intolerância ou sensibilidade ao glúten geralmente ficam muito inchadas e inchadas, têm azia e sentem dor ou desconforto no estômago depois de comer. Eles podem sentir que a comida está presa e não está sendo digerida adequadamente, e podem até ter arrotos produtivos também conhecidos como regurgitação logo após comer. Pode ser difícil distinguir esse sintoma de sensibilidade ao glúten de distúrbios digestivos não relacionados. Mas se você tiver problemas persistentes no trato GI superior, acompanhe como se sente quando come refeições com e sem glúten para poder começar a conectar os pontos.

Uma coisa a ter em mente: novas pesquisas indicam que os sintomas comuns de sensibilidade ao glúten GI superior e inferior também podem estar ligados a um grupo de carboidratos mal digeridos chamados FODMAP (oligo-, di-, monossacarídeos e polióis fermentáveis), como frutas, certos vegetais, trigo, centeio, cevada, feijão, lentilha e algumas nozes. Se desistir do glúten não ajudar a melhorar seus sintomas digestivos, considere trabalhar com um nutricionista integrativo para eliminar temporariamente os FODMAP para ajudar a curar seu sistema.


2. Problemas de GI inferior

As pessoas que são sensíveis ao glúten podem ter diarreia ou constipação (ou ambos!) Esses sintomas são muito semelhantes aos experimentados por pessoas com síndrome do intestino irritável (SII).

As pessoas que têm sistemas digestivos especialmente sensíveis geralmente experimentam aumento da permeabilidade intestinal quando comem glúten. Isso significa que bactérias e toxinas passam pelo revestimento intestinal para o resto do corpo, o que pode levar a inflamação, fadiga e problemas de pele. Você pode ter ouvido isso referido como síndrome do intestino permeável. Pessoas com intestino permeável geralmente eliminam o glúten para ajudar a curar o revestimento do trato intestinal. A cura do intestino permeável também envolve evitar fermento, laticínios, açúcar e álcool, controlar o estresse e comer uma dieta rica em nutrientes.


3. Desafios mentais e emocionais

O glúten pode ser a fonte de confusão mental, depressão, ansiedade e fadiga geral em pessoas sensíveis ao glúten. Esses problemas são facilmente ignorados como sinais de sensibilidade ao glúten, especialmente se não houver sintomas digestivos. Mas, uma vez em uma dieta sem glúten, os indivíduos sensíveis se sentem mentalmente mais claros, energizados e menos ansiosos ou mal-humorados.


4. Dores e Dores

Sentindo um pouco de dor em todos os lugares? As pessoas que são sensíveis ao glúten muitas vezes experimentam dores de cabeça, enxaquecas, dores nas articulações e nos músculos e até mesmo formigamento ou dormência nas mãos e nos pés. Esses sintomas devem diminuir para rapazes e moças sensíveis depois de ficar sem glúten por alguns dias.


O que fazer se você tiver esses sintomas de sensibilidade ao glúten.

Esses sintomas soam familiares? Se você estiver experimentando regularmente algum dos sintomas de sensibilidade ao glúten listados acima, tente eliminar o glúten de sua dieta por pelo menos 3 semanas. Você deve começar a se sentir melhor na primeira semana. Mantenha o glúten fora de sua dieta por um total de 3 semanas e então se você quiser testá-lo integre-o lentamente de volta à sua vida e avalie como você se sente após 3 dias. Se tudo o mais em sua dieta permaneceu o mesmo, você deve ter uma sensação bastante clara se o glúten é ou não o gatilho.


Se você não tiver sintomas de sensibilidade ao glúten, ainda deve evitá-lo?


Não necessariamente! Embora uma dieta sem glúten possa ser maravilhosamente saudável, você não precisa evitar o glúten, a menos que seja alérgico, sensível, intolerante ou tenha doença celíaca.


Apenas certifique-se de que os alimentos que você come são repletos de fibras (mais de 5 g de fibra por porção), feitos 100% de trigo integral (conforme indicado na embalagem dos alimentos ou nas listas de ingredientes) e com baixo teor de açúcar (menos de 5 g por porção) para que você obtenha os alimentos menos processados ​​e mais ricos em nutrientes disponíveis. Isso vale para todas as dietas, não apenas sem glúten!


Se você decidir tentar uma dieta sem glúten, não economize nos grãos integrais! Confie em grãos integrais sem glúten, como milho, quinoa, amaranto, trigo sarraceno e teff. Além disso, evite os salgadinhos e sobremesas sem glúten excessivamente processados, pois geralmente são embalados com açúcares adicionados, conservantes e outros ingredientes inflamatórios.


Tenha em mente que se trata de encontrar uma dieta que funcione para você , não para mais ninguém. Como sempre, encorajo você a ser seu próprio detetive de saúde. Faça sua pesquisa e trabalhe com médicos e profissionais integrativos que adotam uma abordagem holística para o seu bem-estar. Se algumas lâmpadas se apagaram durante a leitura deste texto, espero que você se aprofunde e procure orientação e teste, se necessário. Sua exploração lhe trará maior bem-estar.


Sua vez: você superou os desafios de saúde com glúten ou tem dúvidas que eu poderia abordar em outro texto? Compartilhe suas experiências, dúvidas e recursos nos comentários para que possamos trocar dicas e insights.




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