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Abordagens holísticas para suporte imunológico



Você já notou que é mais provável que pegue um resfriado se estiver estressado recentemente, dormir mal ou ficar emocionalmente perturbado? Essa última é uma evidência particularmente interessante da conexão mente e corpo.

A maioria dos seres humanos é muito mais propensa a sucumbir a uma infecção ou a um surto de uma condição autoimune ou fibromialgia se tiver experimentado recentemente sofrimento emocional. Combine todos os três itens acima (estresse, sono ruim, transtorno emocional) e o sistema imunológico fica significativamente prejudicado e não faz um bom trabalho se defendendo ou mantendo o equilíbrio.

Uma razão pela qual isso acontece é porque o estresse faz com que o corpo libere o hormônio cortisol, que prejudica a função imunológica. Especificamente, o cortisol altera o comportamento das células imunes inflamatórias e Natural Killer (NK). O objetivo desta alteração é disponibilizar mais energia para a questão presumivelmente mais imediata (fuga, luta, etc.).

Injeções de cortisol, cremes, etc. são usados ​​especificamente por seu efeito inibitório. Como o cortisol é tão potente, estados elevados de cortisol (de estresse crônico ou uso farmacêutico de longo prazo) podem causar efeitos colaterais, incluindo ganho de peso, disfunção persistente do sistema imunológico, fraqueza óssea, comprometimento metabólico e danos nas articulações.

Uma segunda razão pela qual o estresse, incluindo o estresse emocional, e a falta de sono prejudicam a função imunológica envolve a glutationa , um dos principais antioxidantes naturais do corpo. A glutationa é depletada em aproximadamente 37% pelo estresse, de acordo com estudos de neuropsicofarmacologia animal. A glutationa aumenta a produção e ativação de células NK, que desempenham um papel na prevenção do câncer, bem como na defesa contra doenças infecciosas.

A glutationa também tem um impacto inibitório direto na replicação do vírus. Esta é uma das razões pelas quais os cientistas afirmaram, inclusive durante os recentes desafios mundiais, que as pessoas com doenças crônicas (estresse e inflamação prolongados glutationa reduzida) são mais suscetíveis a infecções.

Estratégias para Suporte Imunológico

Duas estratégias eficazes para melhorar o sistema imunológico são aumentar a glutationa e reduzir o cortisol. Existem também ervas, alimentos e suplementos que têm impacto direto antiviral ou antibacteriano (ou antifúngico). Estes podem, é claro, também ser úteis. Só porque algo é holístico ou natural não significa que seja completamente inofensivo.

Eu defendo levar apenas o que você precisa, quando precisa (mas em quantidade suficiente, se precisar). Como acontece com qualquer conselho de saúde, discuta esses suplementos e sugestões com seu médico para garantir que não haja interações medicamentosas com ervas, distúrbios hemorrágicos ou outras contra-indicações.

Maneiras de reduzir o cortisol

  1. Yoga

  2. Meditação

  3. Dormir

  4. Técnicas de respiração

  5. Tempo na natureza

  6. Massagem

  7. Ervas

  8. Basil (manjericão) - minha erva ayurvédica baseada em evidências para o estresse

  9. Ashwagandha – outra escolha ayurvédica clássica para o estresse.

  10. Astragalus – freqüentemente usado na medicina chinesa para estresse e suporte imunológico.

  11. Rhodiola – uma erva com uma longa história de uso na China, Tibete e Rússia. Cresce em altitude e é excelente para se ajudar no estresse

  12. Schisandra – outro presente da medicina chinesa. Schisandra é um potente aprimorador de desempenho com sólida reputação como adaptógeno

  13. Panax Ginseng – tem benefícios para várias condições, incluindo estresse, depressão, doenças autoimunes.

Maneiras de aumentar a glutationa

  1. Yoga

  2. Meditação

  3. Dormir

  4. Comida

  5. Aspargos – contém altos níveis de glutationa natural, bem como cromo, que ajuda a equilibrar o açúcar no sangue.

  6. Brócolis, couve-flor, couve, vegetais crucíferos aumentam a produção de glutationa.

  7. Abacate – contém altos níveis de glutationa e é um excelente alimento antioxidante.

  8. Alho, cebola, vegetais contendo enxofre demonstraram restaurar os níveis de glutationa.

  9. Cúrcuma - induz a produção de glutationa no fígado.

  10. Quiabo – tem propriedades antifadiga interessantes e aumenta a glutationa.

  11. Castanha do Brasil – o selênio é um cofator na produção de glutationa.

  12. Frutas – a vitamina C defende contra os radicais livres, poupando a glutationa para outras funções.

  13. Gengibre – um estudo animal interessante mostrou que o gengibre mais mel aumentou a glutationa com efeitos potencialmente positivos na imunidade e fertilidade.

  14. Ervas e Suplementos

  15. Dandelion – estimula a produção de glutationa.

  16. Milk Thistle – auxilia o fígado na desintoxicação, estimula a produção de glutationa.

  17. NAC – um potente precursor da glutationa.

  18. Glutationa – Você pode tomar a própria glutationa, embora os dados sejam mistos sobre o quão biodisponível (e, portanto, utilizável) ela é.

  19. Ácido alfa lipóico – pode ajudar o corpo a poupar ou reciclar a glutationa.

  20. Vitaminas B – desempenham um papel de apoio na síntese de glutationa.

  21. Vitamina C – preserva os níveis de glutationa.

  22. Gengibre – estimula a produção de glutationa.

  23. CoQ10 – estimula a produção de glutationa e ajuda com dores de cabeça, humor, saúde do coração e muito mais!

  24. Amla berry – uma geléia de suporte imunológico ayurvédica clássica que faz você se sentir incrível.

Como mencionado acima, existem muitas ervas e alguns alimentos que têm impacto antibacteriano ou antiviral direto. Eu enfatizo a prevenção, ao invés do tratamento, sempre que possível. Assim, aumentar a glutationa, reduzir o cortisol, dormir bem e diminuir o estresse são minhas principais abordagens holísticas para a saúde imunológica.

A prevenção nem sempre é possível, no entanto. Portanto, algumas ervas e alimentos favoritos baseados em evidências a serem considerados se você se sentir agudamente “comprometido” (doente) estão listados abaixo (nota: esta não é uma lista abrangente). Escolha uma marca confiável, siga as instruções do rótulo e consulte seu médico para verificar se essas opções são adequadas para você.

Perspectivas Positivas

Eu queria terminar este artigo com algumas perspectivas positivas para manter em mente se você se sentir mal neste inverno ou a qualquer momento.

  1. Ficar doente é uma oportunidade de examinar como sua vida pode estar desequilibrada. Procure evidências de sofrimento emocional, estresse geral, excesso de atividades e sono insuficiente.

  2. Estar doente é uma oportunidade de cuidar de si mesmo. Seja o mais gentil, amoroso e solidário possível. Se precisar de ajuda de outras pessoas, permita-se ser receptivo e grato.

  3. Abrace a doença como uma oportunidade de aprender mais sobre a medicina holística. Pesquise dicas e técnicas deste artigo e aplique aquelas que lhe interessam. Veja o que funciona bem em seu corpo único e observe também o que não funciona.

  4. Lembrete útil: a dosagem para doenças agudas (em comparação com a prevenção) costuma ser diferente. As pessoas, por exemplo, podem experimentar 2 dentes de alho quando estão doentes e acham que não funciona. Realisticamente, alguém pode precisar consumir 2 dentes de alho algumas vezes ao dia durante vários dias, uma vez que a doença já se manifestou. Ouça seu próprio corpo e consulte seu médico para recomendações personalizadas.

  5. Estar doente proporciona um belo contraste que permite apreciar ainda mais a saúde.

  6. Tome ar fresco e sol no rosto assim que se sentir bem. Coloque os pés no chão. A natureza é o criador final.

  7. Em vez de ficar bravo com seu corpo ou frustrado quando doente, demonstre compaixão. Repita para si mesmo: “Eu te amo, querido corpo. Você consegue fazer isso."

Atenção: as informações contidas neste artigo destinam-se apenas ao uso educacional e não substituem o aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica e antes de iniciar qualquer dieta, suplemento, condicionamento físico ou outros programas de saúde.


Vanessa Bonafini - Terapeuta Holística



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