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Como reduzir a inflamação com uma dieta baseada em vegetais

Atualizado: 14 de fev.



A inflamação é uma resposta protetora do corpo para eliminar infecções, reparar tecidos e curar-se após uma lesão. Mas quando a inflamação persiste por muito tempo e se torna crônica, pode impactar negativamente a sua saúde. Continue lendo para obter mais informações sobre inflamação e como as mudanças na dieta podem ajudar.


O QUE É INFLAMAÇÃO?


A inflamação é uma resposta protetora do corpo para eliminar infecções, reparar tecidos e curar-se após uma lesão. Os sinais de inflamação incluem vermelhidão e calor devido ao aumento do fluxo sanguíneo; inchaço devido ao aumento da permeabilidade dos vasos sanguíneos; dor; e perda de função. Um exemplo comum de inflamação ocorre após torcer o tornozelo. Quando lesionado, o tornozelo pode inchar e ficar vermelho, quente e dolorido. O processo inflamatório é necessário para uma cura eficiente e restauração da função.


TIPOS DE INFLAMAÇÃO


A inflamação pode ser dividida em duas grandes categorias: aguda e crônica. A inflamação aguda é caracterizada por início e resolução rápidos, como torção de tornozelo ou infecção de garganta. Por exemplo, quando você tem infecção de garganta, uma das primeiras respostas do corpo é a inflamação aguda. Os mediadores inflamatórios no corpo promovem o aumento do fluxo sanguíneo e da permeabilidade dos vasos, o que ajuda a levar células imunológicas especializadas ao local da infecção. À medida que o corpo elimina o agente infeccioso, a inflamação diminui.


A inflamação crônica é mais persistente, durando várias semanas, meses ou até anos. A inflamação crônica pode seguir-se à inflamação aguda, como quando as infecções são difíceis de eliminar, ou pode começar lentamente ao longo do tempo. Este processo inflamatório latente é o que vemos em muitas doenças crónicas, como a aterosclerose ou algumas doenças autoimunes. Se a inflamação persistir por muito tempo, pode causar danos ao corpo, cicatrizes nos tecidos, dor crônica e disfunção geral.


A CAUSA DA INFLAMAÇÃO


A inflamação tem diversas causas: agentes infecciosos, como bactérias, vírus e parasitas; lesão e dano tecidual; processos de doenças, tais como condições autoimunes; e toxinas e poluentes, como álcool, produtos de tabaco, medicamentos e poluição do ar.


O QUE A INFLAMAÇÃO TEM A VER COM DIETA?


A inflamação está na origem de muitas doenças crónicas e a dieta desempenha um papel importante neste processo. Numa revisaão sistematica de 46 estudos individuais em 2013, investigadores alemães analisaram os níveis sanguíneos de um marcador de inflamação chamado proteína C reativa (PCR). A PCR é frequentemente usada por médicos para avaliar o nível de inflamação que ocorre no corpo e para ajudar a determinar o risco de problemas cardiovasculares, como ataque cardíaco. Os pesquisadores descobriram que a PCR estava consistentemente elevada nos padrões “ocidentais” de alimentação à base de carne e diminuída em dietas ricas em frutas e vegetais. Num estudo intervencionista de 2015 publicado na Complementary Therapies in Medicine , os investigadores colocaram mais de 600 pessoas numa dieta baseada em alimentos integrais e vegetais e viram os níveis de PCR despencarem, juntamente com o colesterol total, a pressão arterial e o IMC.


Em conjunto, os estudos sugerem que uma dieta saudável pode reduzir a inflamação no corpo. Mas a questão permanece: será que uma dieta baseada em vegetais reduz diretamente a inflamação ou será que comer plantas simplesmente não inflama o corpo? A resposta pode ser ambas. Alimentos vegetais inteiros são carregados de fitonutrientes, muitos dos quais têm propriedades antiinflamatórias e podem ajudar o corpo a se curar mais rapidamente e a frear a inflamação. No entanto, as dietas à base de plantas também carecem ou são baixas em muitos desencadeadores inflamatórios. Os produtos de origem animal contêm grandes quantidades de gordura, uma provável causa de inflamação. No entanto, os alimentos vegetais têm baixo teor de gordura, portanto, comer esses alimentos não causa uma grande reação inflamatória. As dietas à base de plantas também são mais baixas em toxinas, como poluentes industriais, que de outra forma causariam danos aos tecidos do corpo e desencadeariam inflamação. Por último, as dietas à base de vegetais têm uma baixa carga bacteriana. Muitas bactérias produzem toxinas chamadas lipopolissacarídeos que são liberadas quando a bactéria morre.


Os produtos de origem animal são um terreno fértil para bactérias e suas toxinas bacterianas pró-inflamatórias. Ao escolher as plantas, reduzimos a quantidade de bactérias, poluentes e outros componentes pró-inflamatórios na nossa dieta, podendo, assim, evitar a resposta inflamatória reativa tão característica dos alimentos de origem animal.




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