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Conexão Mente, Corpo. Terapia Somática e Atenção Plena

Atualizado: 9 de jun. de 2023

Impactos Físicos do Estresse

Seu corpo diz que algo está errado antes mesmo de sua mente perceber?

Quando você entra em um lugar específico ou tem uma interação com uma determinada pessoa, você percebe que seu corpo responde automaticamente com sensações físicas aumentadas? Seu coração bate rápido, suas palmas ficam suadas ou seu peito está apertado?

Claro, você sabe que o estresse não é bom para você. Mas, todos nós temos estresse, então isso significa que o estresse e o trauma são uma parte normal da vida, certo?

Embora todos nós experimentemos isso em algum momento de nossas vidas, é importante entender como o estresse afeta sua saúde, seu corpo e sua vida. Se você simplesmente aceitar o estresse como uma parte normal da vida e não procurar maneiras de minimizá-lo, poderá experimentar consequências a longo prazo em sua vida.

Quando você se sente estressado ou experimenta um evento traumático, seu cérebro diz ao seu corpo que algo está errado. Essa comunicação envia sinais ao seu corpo para agir – para liberar hormônios como adrenalina e cortisol, para aumentar sua frequência cardíaca e pressão arterial e para interromper quaisquer funções fisiológicas desnecessárias para que você possa se concentrar em responder ao estresse.

A maior parte dessa ativação ocorre através do sistema nervoso do seu corpo. O sistema nervoso autônomo é a parte do seu sistema nervoso que controla ações involuntárias de funcionamento fisiológico. Tem duas partes: o sistema parassimpático e o sistema simpático.

Sistema nervoso simpático: Resposta de luta ou fuga

Sistema nervoso parassimpático: Resposta de descanso e digestão

Durante períodos de estresse, seu corpo ativa seu sistema nervoso simpático. Isso é útil para situações de vida ou morte como a necessidade de escapar de um incêndio ou de um predador. No entanto, períodos prolongados de ativação, como no estresse financeiro ou relacional de longo prazo, têm efeitos negativos duradouros no seu corpo e na sua saúde.

Agora você pode estar pensando “Uh oh…”

Você está tão estressado há tantos anos, e seu corpo vive em um estado constantemente ativado. Então, como você deve parar esse ciclo? Existe uma saída?

Terapia Somática

A terapia somática é um tipo de terapia que se concentra na conexão mente e corpo. O que acontece em sua vida vive, não apenas em sua mente e memória, mas também vive dentro de seu corpo.

A terapia somática tornou-se amplamente discutida na década de 1970. Os pesquisadores tiveram a ideia de experiência somática que, através do uso de movimentos corporais específicos, a saúde mental pode melhorar. Isso foi baseado na ideia de que, após certas situações traumáticas ou de alto estresse, o corpo e o sistema nervoso ficam “presos” na resposta de fuga, luta ou congelamento a ativação do sistema nervoso simpático.

Essa resposta de luta, fuga ou congelamento do sistema nervoso é útil para a nossa sobrevivência, mas a ativação a longo prazo desse sistema de resposta do corpo pode ter consequências significativas.

Como seu corpo responde à ativação do seu sistema nervoso simpático?

  1. Respiração rápida e superficial

  2. Coração acelerado

  3. Palmas das mãos suadas

  4. Aperto no peito

  5. Dor de estômago

Parece muito com um ataque de pânico, certo?

A terapia somática ensina como aumentar a consciência em seu corpo para reconhecer os impactos fisiológicos de situações de alto estresse ou traumáticas. Na terapia somática, você aprende exercícios e ferramentas para regular suas emoções e superar a resposta de luta, fuga ou congelamento do seu sistema nervoso. Você aprende a liberar o trauma que vive em seu corpo há muito tempo. Através da terapia, você ganhará uma melhor compreensão de si mesmo para que possa reconhecer situações que desencadeiam estresse para criar uma versão mais saudável e conectada de si mesmo.

A terapia somática funciona por:

  1. Aumentando a consciência e percebendo as sensações corporais

  2. Percebendo áreas de tensão ou aperto

  3. Percebendo quais tipos de posturas ou movimentos facilitam a calma e a tranquilidade

  4. Usando essa consciência para trabalhar através do desencadeamento de emoções e situações

  5. Aplicando esse novo entendimento a situações estressantes presentes e futuras

A terapia somática pode incluir elementos de:

  1. Movimento – práticas de yoga ou exercícios físicos

  2. Respiração – respiração do diafragma

  3. Exercícios de relaxamento

  4. Meditação

  5. Dança

  6. Aterramento

  7. Massagem

  8. Terapia de conversação tradicional

Pesquisas mostram que a terapia somática pode ajudar a apresentar problemas como:

  1. Transtorno de Estresse Pós-Traumático

  2. Estresse

  3. Ansiedade

  4. Depressão

  5. Dependência

  6. Trauma e abuso

  7. Luto

  8. Problemas de relacionamento

  9. Problemas físicos, como dor localizada, problemas musculares, distúrbios digestivos, disfunção sexual, problemas de sono

A terapia de conversação tradicional usa uma abordagem de cima para baixopara a cura começando na mente e no cérebro usando a consciência e análise de pensamentos e emoções para facilitar a cura.

Ao contrário desse método, a terapia somática usa uma abordagem “de baixo para cima”. A terapia somática usa o reconhecimento e a consciência das sensações no corpo para criar cura. A terapia somática geralmente incorpora elementos de ambas as abordagens, aproveitando o poder dos pensamentos, emoções e sensações físicas para criar uma abordagem holística à cura.

A atenção plena é uma parte importante da cura somática

O que é atenção plena?

Mindfulness é simplesmente estar ciente e prestar atenção ao que está acontecendo dentro de você no momento presente com uma atitude sem julgamento.

Como é a sensação no seu corpo agora? Se você está sentado, como seu corpo se sente na cadeira? Se você está de pé, como são seus pés no chão, nos seus sapatos? Você sente áreas de tensão em certas áreas do seu corpo? Observe sua respiração e o ritmo de sua respiração.

Que pensamentos estão passando pela sua mente agora? Preste atenção neles. Preste atenção quando sua mente vagueia em pensamento e gentilmente traga sua atenção de volta ao momento presente.

Há algum cheiro que chame sua atenção? Você tem um certo gosto na boca? Você ouve o zumbido do seu ar condicionado ou do seu pessoal falando ao seu redor?

A atenção plena é uma parte importante da terapia somática. Através da prática da atenção plena, você pode aumentar a consciência da reatividade e ativação do seu corpo ao estresse e ao trauma. Este é um componente crítico da experiência somática. *e eu digo praticar com intencionalidade, pois a atenção plena é uma prática que não é aprendida da noite para o dia é uma habilidade que se desenvolve ao longo do tempo com a prática*

Atividades associadas à atenção plena:

  1. Meditação

  2. Yoga

  3. Imagens guiadas

  4. Exercícios de respiração

A atenção plena pode melhorar sua vida, ajudando você a ter:

  1. Diminuição da reatividade

  2. Maior calma

  3. Maior clareza na tomada de decisões

  4. Prazer e satisfação mais profundos com a vida

  5. Alegria mais profunda através de desafios e lutas

Talvez você tenha passado pela terapia de conversação tradicional e queira se aprofundar em sua cura. Você pode reconhecer a importância de curar seu sistema nervoso, mas não tem certeza por onde começar. A terapia somática é um ótimo lugar para começar. 

Vanessa Bonafini

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