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Essas estratégias simples podem ajudá-lo a relaxar em momentos estressantes





Aprender a ser mais consciente pode ajudá-lo a aproveitar plenamente tudo o que a vida tem a oferecer. Ao mergulhar em cada momento e praticar acalmar sua mente, você pode realinhar suas energias e aprender maneiras novas e melhores de lidar com o estresse da vida. Isso pode ajudá-lo a se sentir menos sobrecarregado.


A atenção plena pode ser definida como focar propositadamente sua consciência no momento presente, enquanto calmamente reconhece e aceita (sem julgamento) suas emoções, pensamentos e sensações físicas.


As práticas de atenção plena podem ser particularmente úteis para ajudar as pessoas a lidar melhor com o medo, a preocupação e a incerteza que podem estar sentindo, devido alguma doença, problema familiar, trabalho ou consigo mesmo. Pesquisas mostram que praticar a atenção plena pode aliviar os sintomas da ansiedade e pode até mesmo proteger os sistema imunológico de ser comprometido pelo estresse.


Existem muitas maneiras diferentes de praticar a atenção plena focada por meio de atividades como meditação e ioga. Esses tipos de exercícios podem levar a atenção plena a outro nível. No entanto, simplesmente se concentrar intencionalmente nas atividades cotidianas enquanto você as faz também pode ser benéfico.


Por que não usar essas ferramentas, para começar a incorporar a atenção plena em suas rotinas diárias? Você pode começar prestando atenção intencionalmente a todos os aspectos do seu dia, como:


  • Comer: Prepare a comida você mesmo. Pense em cada ingrediente, como ele vai provar e como ele vai nutrir você. Preste atenção às cores, cheiros e texturas. Quando você comer, faça apenas isso. Não leia. Não assista televisão. Não use um dispositivo. Considere cada mordida e saboreie os sabores. Coloque seu garfo entre as mordidas e dedicie alguns minutos para refletir sobre a recompensa diante de você. Estar mais atento quando você come deve permitir que você tenha muito mais prazer com a experiência.

  • Caminhar: Pode parecer uma atividade boba, mas não precisa ser. Além de apreciar o que está ao seu redor, preste muita atenção ao seu movimento. Sinta a flexão dos músculos e o alongamento dos tendões e ligamentos. Concentre-se em como você está andando. Você está mancando? Favorecendo um lado em detrimento do outro? Faça uma conexão firme e sólida com a superfície abaixo de você, o que pode ajudar a aterrá-lo físico e espiritualmente.

  • Escuta: Distrações abundantes na vida fazem com que muitos percam o foco. Quando isso acontece, é difícil estar lá no momento para os entes queridos ou filhos que precisam conversar. Você pode estar perdendo grandes histórias e criando novas memórias. Concentre-se no que está sendo dito sem responder ou interromper. Faça uma pausa antes de dizer ou fazer qualquer coisa.


Alguns eventos em nossas vidas podem nos fazer rejeitar a atenção plena. Por exemplo, se você está sentindo uma dor emocional ou física intensa, a última coisa que você pode estar inclinado a fazer é se concentrar no que está sentindo no momento. No entanto, pesquisas mostram que praticar meditação de atenção plena pode ajudar as pessoas a regular melhor suas emoções e lidar melhor com a dor física e a angústia relacionada a emoções negativas. Tenha em mente que esses estudos são baseados em práticas específicas de meditação de atenção plena aplicadas em um ambiente clínico conhecido como intervenções baseadas em atenção plena.


Experiências traumáticas podem se tornar os blocos de construção de uma parede do coração, que acreditamos ser uma espécie de campo de força de energia que seu corpo pode construir como um meio de se proteger de energias negativas. A premissa é que as paredes do coração são compostas de múltiplas emoções negativas não resolvidas de emoções difíceis e traumáticas, que chamamos de emoções presas.


Se você está lutando com sentimentos negativos e não consegue identificar a fonte, é importante identificar e liberar quaisquer emoções presas que possam estar subjacentes a esses sentimentos.


Quando você toma medidas para aliviar a bagagem emocional, você pode se achar mais capaz de experimentar os momentos de alegria em sua vida.



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