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Gerenciando o estresse do câncer

Atualizado: 26 de fev.



Sentindo-se estressado ? Você não está sozinho

 

Estresse e ansiedade andam de mãos dadas com um diagnóstico de câncer . Além disso, apenas porque o tratamento ativo terminou, isso não significa que o estresse e a ansiedade também serão .


Você pode se preocupara se o tratamento realmente funcionou. Ou seus tratamentos contra o câncer podem ter trazido alterações ao seu corpo as quais você precisa se adaptar.


Você quer voltar ao normal e pode se perguntar se algum dia sentirá o mesmo que antes do câncer .


No entanto, pode ser necessário deixar o normal “velho” para trás e ajustar-se a um novo normal.


Você também pode achar que ter sido diagnosticado com câncer muda a maneira de pensar sobre o que é importante na vida. Você pode optar por passar mais tempo com a família ou amigos ou reservar um tempo para fazer algo que havia adiado. Você pode se voluntariar para ajudar uma organização que está um bom trabalho atuando outros que estão na luta contra o câncer . Você pode decidir deixar um casamento problemático, voltar à escola ou procurar um novo emprego. Ou você pode decidir participar mais de atividades que sente que dão alegria e significado à sua vida.


As maneiras como as pessoas lidam com as emoções são frequentemente chamadas de mecanismos de enfrentamento. Cada pessoa usa maneiras diferentes de controlar o estresse devido ao câncer , depressão , preocupação ou outras emoções negativas. Seu diagnóstico e tratamento do câncer podem ter levado você a perceber que seus mecanismos de enfrentamento não estavam funcionando muito bem. Ou você pode ter achado que seu estilo de enfrentamento original o ajudou a gerenciar muito bem.


Normalmente, as pessoas abordam os problemas de uma de duas maneiras, trabalhando ativamente ou evitando-os. Em geral, o enfrentamento ativo funciona melhor e é mais saudável.


É tentador querer evitar falar sobre como resolver problemas. No entanto, não falar sobre um problema não fará desaparecer. Em geral, é muito melhor abordar ativamente o problema. Aqui está a diferença :


Maneiras ativas de lidar:


  • Tome medidas para se livrar do problema

  • Planeje como lidar com o problema

  • Procure conselhos e informações para lidar com o problema

  • Procure simpatia e apoio emocional

  • Aceite que o problema existe e decida o que você pode ou não controlar

  • Tente obter uma nova perspectiva, aproveitando ao máximo a situação 

  • Torne-se consciente de seus sentimentos sobre o problema e expresse-os a outros


Usando evitar para lidar:

 

  • Negue que o problema exista

  • Retirar-se da experiência social

  • Evite pensar sobre o problema

  • Wishful thinking

  • Use drogas ou álcool para esquecer o problema

  • Culpe e critique a si mesmo pelo problema

  • Mantenha-se ocupado e ignore o problema


Quando as  pessoas não falam sobre seus sentimentos, elas podem agir de maneira que se arrependerão mais tarde, com comportamentos hostis, impulsivos ou irresponsáveis. No entanto, é importante não confundir comportamento restritivo com suprimir seus sentimentos.


A conscientização de seus próprios sentimentos é importante para melhorar a saúde mental.


Aprenda sobre os seus sentimentos comuns que acontecem durante o tratamento do câncer  e após,




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