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Kit de ferramentas de inteligência emocional

Atualizado: 20 de fev.



Quer se tornar uma pessoa mais feliz e saudável? Este programa gratuito oferece ferramentas para gerenciar o estresse e as emoções, melhorar seus relacionamentos e equilibrar sua vida.

O que é o kit de ferramentas e como funciona?


Você já sentiu que o estresse, a ansiedade, a depressão ou a raiva o estavam controlando? Você costuma agir impulsivamente, fazendo ou dizendo coisas que sabe que não deveria, apenas para se arrepender mais tarde? Ou você se sente desconectado de seus sentimentos e emocionalmente entorpecido? Todos esses podem ser sinais de que você precisa trabalhar na construção de sua inteligência emocional (QE).


Ao aprender a manter o estresse e as emoções sob controle, você não apenas melhorará a forma como se comunica com os outros, mas também será capaz de sair da “montanha russa emocional”, superar os extremos de humor e equilibrar sua vida . Este kit de ferramentas mostrará como.


O Kit de ferramentas de inteligência emocional é um guia passo a passo que pode ajudá-lo a:


  1. Mude humores e atitudes destrutivas.

  2. Gerencie rapidamente o estresse e a ansiedade.

  3. Fique conectado com o que você sente e também pensa.

  4. Siga em frente com suas esperanças e sonhos.


Por que as emoções são importantes


O kit de ferramentas é baseado nas transformações recentes que ocorreram no campo da psicologia.


A emoção está agora no cerne da teoria clínica e é vista como a base para a mudança psicológica.


Também sabemos agora que todo o nosso pensamento se beneficia muito por ter um componente emocional.


Conforme você desenvolve a capacidade de reconhecer e compreender melhor suas próprias emoções, achará mais fácil avaliar como os outros estão se sentindo, melhorando a forma como você se comunica e ajudando seu relacionamento pessoal e profissional a florescer. E à medida que equilibra o estresse e aprende a tolerar até as emoções desagradáveis, você descobrirá que sua capacidade de experimentar emoções positivas cresceu e se intensificou. Você achará mais fácil brincar, rir e sentir alegria . Não importa o quão estressado ou emocionalmente descontrolado você se sinta agora, ao recorrer a essas ferramentas, a vida pode e ficará mais leve.


Etapa 1: Aprenda a aliviar o estresse rapidamente


Ser capaz de gerenciar e aliviar o estresse é a chave para se manter equilibrado, focado e no controle, independentemente dos desafios que você enfrenta na vida. Além de ajudá-lo a lidar com os estressores do dia-a-dia, o emprego de técnicas rápidas de alívio do estresse também o ajudará a equilibrar o sistema nervoso ao praticar a parte da meditação deste kit de ferramentas.


Existem inúmeras técnicas para lidar com o estresse . Falar cara a cara com um amigo compreensivo, exercícios, ioga e meditação, por exemplo, são ótimas maneiras de aliviar o estresse e a ansiedade. 


Mas pode não ser prático ou mesmo possível correr ou meditar quando você está exausto por seu trajeto matinal, preso em uma reunião estressante no trabalho ou aflito por causa de outra discussão com seu cônjuge. Para situações como essas, você precisa de algo mais acessível. É aí que entra o alívio rápido do estresse.


Use seus sentidos para aliviar o stress:


  1. Visão

  2. Movimento

  3. Som

  4. Toque

  5. Saborear

  6. Cheiro

Alívio rápido do estresse


A melhor maneira de reduzir o estresse rapidamente é respirar fundo e usar os sentidos, o que você vê, ouve, cheira, saboreia e toca ou por meio de um movimento relaxante. Ao ver uma foto favorita, cheirar um perfume específico, ouvir uma música favorita, provar um chiclete ou abraçar um animal de estimação, por exemplo, você pode relaxar rapidamente e se concentrar.


Claro, nem todos respondem a cada experiência sensorial da mesma maneira. A chave para um alívio rápido do estresse é experimentar e descobrir as experiências sensoriais únicas que funcionam melhor para você .


Etapa 2: construir inteligência emocional (EQ)


Inteligência emocional é a capacidade de identificar, compreender e usar suas próprias emoções de maneira positiva para aliviar o estresse e a ansiedade, comunicar-se com eficácia, ter empatia com os outros, superar desafios e neutralizar conflitos. Quando se trata de felicidade e sucesso em seus relacionamentos, carreira e objetivos pessoais, o QE é tão importante quanto o QI mais conhecido.


A inteligência emocional é comumente definida por quatro atributos:


  1. Autogerenciamento – você é capaz de controlar sentimentos e comportamentos impulsivos, administrar suas emoções de maneira saudável, tomar iniciativas, cumprir compromissos e se adaptar às novas circunstâncias.

  2. Autoconsciência – você reconhece suas próprias emoções e como elas afetam seus pensamentos e comportamento. Você conhece seus pontos fortes e fracos e tem autoconfiança.

  3. Consciência social – você pode compreender as emoções, necessidades e preocupações de outras pessoas, captar pistas emocionais, se sentir confortável socialmente e reconhecer a dinâmica de poder em um grupo ou organização.

  4. Gerenciamento de relacionamento – você é capaz de desenvolver e manter bons relacionamentos, comunicar-se com clareza, inspirar e influenciar outras pessoas, trabalhar bem em equipe e gerenciar conflitos.


Etapa 3: pratique meditação


Muitos de nós estamos desconectados de nossas emoções, especialmente emoções fortes, como raiva, tristeza, medo, porque fomos ensinados a tentar desligar nossos sentimentos. Mas embora você possa negar ou entorpecer seus sentimentos, não pode eliminá-los. Eles ainda estão lá, esteja você ciente deles ou não. E mesmo emoções desagradáveis ​​podem ter aspectos benéficos. A tristeza pode apoiar a cura emocional, por exemplo, o medo pode desencadear ações que salvam vidas e a raiva pode mobilizar e inspirar.


Infelizmente, sem estar conectado a todas as suas emoções, você não pode controlar o estresse, compreender totalmente seu próprio comportamento ou controlar apropriadamente como pensa e age. Mas sejam quais forem as suas circunstâncias ou desafios, as habilidades para melhorar a QE e gerenciar suas emoções podem ser aprendidas a qualquer momento .


Muitos de nós lutamos para controlar nossas emoções. Nossos sentimentos muitas vezes podem parecer um cavalo selvagem, cheio de medo e energia descontrolada. Eles podem fazer você congelar, agir ou desligar – tornando difícil pensar racionalmente, fazendo com que você diga e faça coisas das quais se arrependerá mais tarde. Ou você pode fazer um grande esforço para evitar emoções difíceis:


Distraindo-se com pensamentos obsessivos, entretenimento estúpido e comportamentos viciantes. Assistir à televisão por horas, beber, jogar , comer demais, jogar no computador e usar smartphones ou a Internet compulsivamente são maneiras comuns de evitar lidar com seus sentimentos.


Manter uma resposta emocional com a qual você se sinta confortável, não importa o que a situação exija. Por exemplo, brincar constantemente para encobrir inseguranças ou ficar com raiva o tempo todo para evitar sentir-se triste ou ansioso.


Desligando ou bloqueando emoções intensas. Se você se sentir oprimido por suas emoções, pode lidar com isso entorpecendo-se. Você pode se sentir completamente desconectado de suas emoções, como se não tivesse mais sentimentos.


Em vez de tentar ignorar emoções fortes, você pode aceitá-las e domesticá-las pegando nas rédeas e aprendendo a controlá-las. É aqui que entra a meditação de mindfulness Ride the Wild Horse . Além de ajudá-lo a relaxar, também ensina como controlar todas as suas emoções – mesmo as desconfortáveis ​​ou opressivas que você está tentando evitar. Você aprenderá a superar emoções intensas, permanecendo no controle da experiência e no controle de seu comportamento.


O que esperar das meditações:

As meditações se concentram primeiro na respiração e no relaxamento muscular progressivo e, em seguida, no seu estado emocional atual.


  1. Se você começar a se sentir oprimido por emoções desconfortáveis, use as técnicas rápidas de alívio do estresse que aprendeu na Etapa 1 para trazer o sistema nervoso de volta ao equilíbrio antes de continuar.

  2. Aprendendo a permanecer atento sob estresse dessa maneira, você será capaz de transmitir esses sentimentos para sua vida diária, mesmo em situações que pareçam ameaçadoras, estressantes ou desconfortáveis.


Etapa 4: continue praticando e aproveite os benefícios


É importante continuar praticando a meditação até que você seja capaz de se manter conectado aos seus sentimentos e permanecer calmo sob estresse em sua vida diária. Cada vez que você pratica a meditação, deve sentir um pouco mais de energia e um pouco mais confortável com sua experiência emocional. Mas não se apresse no processo meditativo. Você absorverá que a mudança se move lentamente. Reserve um tempo para observar as pequenas mudanças que se somam a uma mudança de vida.


No final de cada meditação, conforme você muda sua atenção de um foco exclusivamente interno para suas preocupações cotidianas, um pouco de consciência do que você está sentindo provavelmente permanecerá com você. Isso significa que você está integrando o processo em sua vida cotidiana, o que lhe dará uma maior sensação de controle sobre suas emoções. É claro que aprender novas habilidades exige tempo e esforço, especialmente se sua energia estiver sendo exaurida pela depressão, ansiedade ou outros desafios. Mas se você começar aos poucos, dando pequenos passos em momentos do dia em que você tem mais energia, aprender um novo conjunto de habilidades pode ser mais fácil do que você pensa.


Pratique, pratique, pratique. Quanto mais você repetir as meditações, mais confortável se sentirá com suas emoções e maior será a mudança que experimentará em seus pensamentos, sentimentos e ações. Com a prática regular, você pode realmente mudar seu cérebro de maneiras que o farão se sentir mais confiante, resiliente e no controle.


Defina desafios previsíveis. Tente praticar suas novas habilidades de inteligência emocional em momentos previsíveis de estresse, quando os riscos são baixos. Por exemplo, sintonize-se com seu corpo ao fazer as tarefas domésticas ou no trânsito em meio ao trânsito intenso.


Espere contratempos. Não perca as esperanças se voltar aos velhos hábitos de vez em quando. Em vez de desistir após um revés, prometa começar do zero da próxima vez e aprender com seus erros.


Na dúvida, volte ao seu corpo. Se você está lutando para controlar seu humor em uma situação difícil, respire fundo inspire e expire para um alívio rápido do estresse.


Fale com alguém sobre sua experiência


Tente encontrar uma pessoa com quem você possa conversar sobre suas experiências com a meditação. O que você aprendeu sobre você mesmo? O que você descobriu sobre suas emoções? 


Falar com alguém cara a cara o ajudará a reter o que aprendeu.


Liberar sentimentos reprimidos pode ser intenso. Se você chorar, tremer, gemer ou fizer outros sons, lembre-se de respirar profundamente e manter o foco. É normal sentir essas emoções desde que você consiga se acalmar, se concentrar e se sentir no controle do processo.


Se depois de várias tentativas você ainda se sentir desconfortável, pode ser uma indicação de um trauma não resolvido do passado. Considere consultar um especialista em trauma.




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