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Lidar com uma doença com risco de vida como câncer, pode ser desafiador

Atualizado: 20 de fev.



O diagnóstico de câncer, pode ser devastador. Mas existem maneiras de lidar com o sofrimento emocional e lutar pela sua qualidade de vida.

Os efeitos emocionais de uma doença ou lesão grave


Um problema sério de saúde pode perturbar todos os aspectos da sua vida, seja uma doença crônica ou com risco de vida, como câncer, entre outros problemas de saúde, como um derrame, ataque cardíaco ou lesão debilitante.


Muitos problemas graves de saúde parecem se desenvolver inesperadamente, perturbando sua vida do nada. Você pode se sentir oprimido por ondas de emoções difíceis de medo e preocupação a profunda tristeza, desespero e pesar ou apenas entorpecido, congelado pelo choque ou pela sensação de que nunca será capaz de lidar com isso. A agitação emocional pode dificultar o funcionamento ou o raciocínio correto, e até mesmo levar a transtornos do humor como ansiedade e depressão.


Mas seja qual for o seu diagnóstico ou resposta emocional, é importante saber que você não está impotente. Existem passos que você pode tomar para lidar melhor com sua nova situação, aliviar o estresse e a angústia mental que costumam acompanhar doenças como o câncer e encontrar uma maneira de lutar nessa nova jornada desafiadora.


As respostas emocionais comuns a doenças graves incluem:


  1. Raiva ou frustração enquanto você luta para chegar a um acordo com seu diagnóstico perguntando repetidamente. “Por que eu ?” ou tentando entender se você fez algo para merecer isso.

  2. Enfrentar sua própria mortalidade e a perspectiva de que a doença pode potencialmente terminar com sua vida.

  3. Preocupação com o futuro como você vai enfrentar, como vai pagar pelo tratamento, o que acontecerá com seus entes queridos, a dor que você pode enfrentar à medida que a doença progride ou como sua vida pode mudar.

  4. Lamentando a perda de sua saúde e de sua velha vida.

  5. Sentir-se impotente, sem esperança ou incapaz de olhar além do pior cenário.

  6. Arrependimento ou culpa por coisas que você fez e que acha que podem ter contribuído para sua doença ou lesão. Vergonha de como sua condição está afetando as pessoas ao seu redor.

  7. Negação de que algo está errado ou recusa em aceitar o diagnóstico.

  8. Uma sensação de isolamento, sentindo-se isolado de amigos e entes queridos que não conseguem entender o que você está passando.

  9. Uma perda de si mesmo. Você não é mais você, mas sim sua condição médica.


Como você reage emocionalmente e o grau de sofrimento psicológico que experimenta dependem de muitos fatores diferentes, incluindo sua idade, personalidade, o tipo e o prognóstico do problema médico que você está enfrentando e a quantidade de apoio que você tem.


Seja qual for a sua situação, você deve saber que experimentar uma ampla gama de emoções difíceis é uma resposta normal a uma situação que pode mudar sua vida. Isso não significa que você está fraco, ficando louco ou não será capaz de enfrentar os desafios emocionais e de saúde que temos pela frente.


Enfrentando um diagnóstico sério


Tudo muda quando você descobre que tem uma doença grave, entra em desespero, sente medo e frustração .Talvez você tenha chorado, buscado o conforto de seus entes queridos ou feito o possível para se distrair ou fingir que nada havia mudado. Ou talvez você simplesmente congelou, incapaz de processar como sua vida mudou repentinamente, irreconhecível. Ou talvez você tenha entrado em ação e começado a enfrentar seu problema de saúde de frente.


É importante lembrar que não há maneira “certa” ou “errada” de responder. Somos todos diferentes, então não diga a si mesmo o que você deveria estar pensando, sentindo ou fazendo após um diagnóstico ou um evento sério de saúde. Dê a si mesmo tempo para processar as notícias e seja gentil consigo mesmo ao se ajustar à nova situação.


Permita-se sentir. Pode parecer melhor no momento evitar vivenciar suas emoções, mas elas existem quer você esteja prestando atenção a elas ou não. Tentar ignorar seus sentimentos só aumentará o estresse e talvez até retarde a recuperação. Mas se você se permitir sentir o que sente, descobrirá que mesmo os sentimentos intensos e perturbadores passarão, a angústia inicial que sentiu com a notícia do diagnóstico começará a diminuir e alguns aspectos da vida até voltarão ao normal.


Seja paciente com o ritmo de tratamento e recuperação . Depois de receber um diagnóstico inicial ou de sofrer um grave problema de saúde, pode levar algum tempo e uma série de exames e consultas antes que sua equipe médica defina um tratamento adequado. É fácil ficar ansioso enquanto espera por uma imagem mais clara do que o seu caminho para a recuperação acarretará. Mas vasculhar a Internet e confiar no que muitas vezes pode ser informações imprecisas ou assustadoras só vai fazer você se sentir pior. Quando você se depara com muitas coisas desconhecidas, ainda pode cuidar de si mesmo fazer uma dieta saudável, fazer exercícios, dormir bem e buscar os relacionamentos e atividades que lhe trazem alegria.


Esteja aberto para mudanças . Racionalmente, ninguém consideraria ter um ataque cardíaco ou receber um diagnóstico de câncer como tendo quaisquer consequências positivas. Mas isso pode acontecer. Algumas pessoas diagnosticadas com condições de risco de vida passam por uma mudança de perspectiva que as enfoca nas coisas importantes de suas vidas aquelas coisas que acrescentam significado e propósito. Emoções negativas, como raiva ou culpa, às vezes podem até ter um efeito positivo, motivando você a cumprir os objetivos do tratamento, por exemplo. Manter a mente aberta pode ajudá-lo a encontrar os aspectos positivos e a lidar melhor com as emoções, mesmo nas situações mais sombrias.


Dica 1 para lidar com uma doença grave: procure apoio


Enfrentar uma doença com risco de vida pode fazer com que você se sinta sozinho e isolado até mesmo das pessoas mais próximas a você. Você pode sentir que outras pessoas não conseguem entender o que você está passando. Ou talvez as pessoas ao seu redor estejam tentando ser tão positivas que você não se sente capaz de se abrir e expressar o que realmente sente. Ou talvez você esteja preocupado em ser um fardo para outras pessoas se falar honestamente sobre o que está vivenciando. Seja qual for a sua situação, agora não é hora de se refugiar em sua concha.


O apoio social pode ter um grande impacto em sua saúde mental quando você está enfrentando o estresse de uma condição médica séria. Além de fornecer assistência prática, como levá-lo a consultas médicas ou auxiliá-lo nas tarefas domésticas, ter pessoas em quem se apoiar é essencial para seu bem-estar emocional. Ficar conectado com outras pessoas e continuar a desfrutar de atividades sociais pode fazer uma grande diferença no seu humor e na sua aparência durante o tratamento.


Vários estudos demonstraram uma maior taxa de sobrevivência após um diagnóstico de câncer, por exemplo, entre pessoas que são casadas em comparação com as que não são. Isso provavelmente pode ser atribuído ao maior apoio social oferecido por um cônjuge e filhos. Claro, você não precisa ser casado ou ter um relacionamento de longo prazo para se beneficiar do apoio de outras pessoas.


Escolha o suporte certo para você. Após um diagnóstico sério ou problema de saúde, em quem você escolhe confiar e a quantidade de informações que você decide compartilhar sobre sua situação médica são sempre decisões muito pessoais. Mas tentar resistir sozinho só negará àqueles que se importam com você a chance de oferecer apoio.


Não deixe a preocupação de ser um fardo ou impedir que alguém possa estender a mão.


As pessoas que se preocupam com você ficarão lisonjeadas com sua confiança e não o julgarão fraco ou um fardo. Estender a mão para eles só fortalecerá o vínculo entre vocês.


Procure o apoio de amigos e entes queridos que sejam bons ouvintes. Quando você decidir confiar em alguém, tente encontrar alguém que seja um bom ouvinte alguém que ouça com atenção e compaixão, sem se distrair, julgá-lo ou tentar lhe dizer como você deve pensar ou sentir.


Faça do tempo presencial uma prioridade. Embora seja sempre bom ter o apoio de amigos e entes queridos por telefone, texto ou mídia social, é importante encontrar suporte pessoal também. Conectar-se cara a cara com alguém que se preocupa com você pode desempenhar um grande papel no alívio do estresse e melhorar seu humor.


Junte-se a um grupo de apoio. Um grupo de apoio pode ser um lugar seguro para falar sobre o que você está passando e obter dicas de outras pessoas que estão passando por problemas médicos semelhantes. Não desanime se não clicar no primeiro grupo que tentar às vezes, podem ser necessárias várias tentativas para encontrar o grupo que funciona melhor para você.


Procure um programa de suporte . Existem muitas organizações específicas de doenças que podem combiná-lo com uma pessoa que sobreviveu ao mesmo tipo de condição médica. Seja pessoalmente, online ou por telefone, você pode receber suporte individual de alguém que tem experiência em primeira mão do que você está experimentando.


Sente que não tem ninguém a quem recorrer?

Muitos de nós nos encontramos sozinhos em algum momento da vida. Pode ser especialmente difícil quando você também enfrenta uma doença grave. Mas mesmo que sinta que não tem família ou amigos íntimos em quem se apoiar, isso não significa que terá de enfrentar os desafios sozinho.

Além de aproveitar as vantagens dos grupos de apoio e programas de apoio de colegas mencionados acima, também há muitas coisas que você pode fazer para expandir sua rede social para encontrar apoio – mesmo neste momento difícil.


Dica 2: explore suas emoções


É fácil ter medo de seus sentimentos quando você está enfrentando uma condição de saúde crônica ou potencialmente fatal. Como muitos pacientes, você pode pensar que reprimir suas emoções, fazer cara de bravo ou forçar-se a ser positivo e alegre proporcionará o melhor resultado para sua doença.


No entanto, ser honesto sobre quaisquer emoções negativas que você esteja experimentando não atrasará sua recuperação de forma alguma. Pode até ter o efeito oposto.


Uma revisão de estudos de 2002 sobre os estilos de enfrentamento de pacientes com câncer concluiu que ser alegre tem pouco efeito no sucesso do tratamento ou na taxa de recorrência. Na verdade, reprimir suas emoções pode apenas aumentar seus níveis de estresse, elevar a quantidade de dor que você sente e torná-lo mais suscetível à ansiedade e à depressão. Freqüentemente, é o ato de recusar-se a enfrentar seus medos que leva à desesperança, tristeza e dor que podem advir da luta contra uma doença grave.


Enfrentar suas emoções, por outro lado, mesmo as mais dolorosas e amedrontadoras, pode ajudá-lo a aliviar seu estresse e sofrimento, aceitar melhor sua condição e encontrar mais paz e fortaleza física enquanto trabalha para se recuperar.


Aprendendo a enfrentar suas emoções


Muitos de nós somos ensinados na infância a reprimir nossos sentimentos. Nós internalizamos emoções como medo, tristeza e raiva ou explodimos inadequadamente, o que serve apenas para alimentar, em vez de dissipar sentimentos desagradáveis. Quando chegamos à idade adulta, muitas vezes achamos difícil até mesmo reconhecer o que realmente estamos sentindo. Mas nunca é tarde demais para aprender a se reconectar com suas emoções. Você pode começar ouvindo seu corpo.


Quando você experimenta uma emoção forte, provavelmente também a sente em algum lugar do corpo. Talvez seu estômago se contraia toda vez que você se sente ansioso ou com medo, por exemplo, ou os músculos dos ombros ficam tensos quando você sente uma sensação de tristeza ou perda. Ao se concentrar nessas sensações físicas, você pode começar a explorar suas emoções em vez de tentar ignorá-las ou reprimi-las.


Quando seus sentimentos forem liberados, você descobrirá que emoções diferentes vêm e vão rapidamente. Mesmo os sentimentos mais dolorosos e difíceis desaparecerão rapidamente. Ao se submeter ao tratamento, você pode ouvir, ler ou ver algo que desencadeie uma sensação forte e desagradável. Mas se você se permitir sentir o que sente, isso não vai durar, e uma emoção diferente logo tomará seu lugar.


Dica 3: controle o estresse


O estresse pode contribuir ou exacerbar muitos problemas de saúde diferentes , incluindo doenças cardiovasculares, dor crônica, pós-operatório e cicatrização de feridas e alguns efeitos colaterais do câncer e de tratamentos contra o câncer. Praticar técnicas de gerenciamento de estresse, no entanto, pode ajudá-lo a gerenciar esses problemas de saúde.


Mesmo depois de um ataque cardíaco ou cirurgia cardíaca, por exemplo, o controle do estresse pode ajudar, reforçando os benefícios da reabilitação cardíaca ou reduzindo a quantidade de medicamentos necessários para controlar sua pressão arterial . Se você está lidando com um diagnóstico de câncer, controlar o estresse pode ajudá-lo a aliviar a ansiedade, aliviar a fadiga e os distúrbios do sono e melhorar seu humor.


Seja qual for o seu diagnóstico específico, as seguintes dicas de gerenciamento de estresse podem ajudar a melhorar sua saúde geral e bem-estar:


Fale com alguém em quem você confia . Nada alivia o estresse de forma mais eficaz do que conversar cara a cara com um amigo ou ente querido outro bom motivo para manter laços sociais e atividades.


Adote uma prática de relaxamento . Praticar uma técnica de relaxamento , como meditação consciente, relaxamento muscular progressivo ou respiração profunda pode ajudá-lo a se sentir mais calmo, reduzir a pressão arterial e aliviar o estresse.


Durma o suficiente . A falta de sono pode exacerbar o estresse, assim como pode dificultar uma boa noite de sono. Você pode quebrar o ciclo e garantir um sono de boa qualidade suficiente à noite, modificando seus hábitos diurnos e desenvolvendo uma rotina tranquila para dormir.


Seja o mais ativo possível. Os exercícios são uma forma eficaz de eliminar a tensão e aliviar o estresse, e podem deixá-lo mais relaxado e positivo ao longo do dia. Mesmo que sua condição médica limite sua mobilidade, ainda pode haver maneiras de você se tornar ativo e colher os benefícios.


Dica 4: busque atividades que tragam significado e alegria


Qualquer que seja a condição médica que você esteja enfrentando, ela não precisa definir quem você é como pessoa. Ao continuar a se dedicar às atividades que trazem significado, propósito e alegria à sua vida, você pode reafirmar que são essas coisas que o definem como indivíduo, não sua doença, lesão ou queixa crônica de saúde.


Somos todos diferentes, então todos temos maneiras diferentes de experimentar significado e alegria. Se o seu problema de saúde significa que não é mais possível praticar algumas das atividades de que você antes gostava, você ainda pode encontrar outras atividades que nutrem e enriquecem o seu espírito.


Escolha um hobby ou experimente um novo hobby. Fazer aulas ou ingressar em um clube pode ajudá-lo a encontrar um novo hobby e, ao mesmo tempo expandir sua rede social.


Aprenda algo novo , como um instrumento, uma língua estrangeira, um novo jogo ou um novo esporte.


Se envolva na sua comunidade. Tente participar de um evento local ou se voluntariar para uma causa que seja importante para você.


Passe algum tempo na natureza. Trabalhe em seu quintal, faça uma caminhada, pesque ou passeie com o cachorro no parque.


Aprecie as artes . Visite um museu, vá a um concerto ou teatro, junte-se a um grupo de livros ou comece a pintar ou fotografar.


Escreva suas memórias, um diário ou um blog sobre suas experiências.


Dica 5: lidar com ansiedade e depressão


Quando você tem uma doença grave, é normal ficar triste com sua saúde e lamentar as esperanças e sonhos que você pode ter perdido como resultado de sua condição médica. Também é natural se preocupar com o que o futuro nos reserva ou ficar apreensivo com certos tratamentos, por exemplo.


Mas se esses sentimentos persistirem e começarem a interferir em sua vida diária, você pode estar sofrendo de depressão ou ansiedade.


Embora os transtornos de humor como ansiedade e depressão sejam comuns entre pacientes que sofrem de doenças graves, eles podem criar um círculo vicioso. Sua doença desencadeia ansiedade ou depressão, o que corrói sua saúde geral, o que por sua vez afeta negativamente o tratamento de sua doença. Isso então piora seu transtorno de humor e assim por diante.


Além de aconselhamento e medicação, o seguinte pode ajudá-lo a lidar com a ansiedade e a depressão:


Controle os sintomas debilitantes, como a dor. Se não for tratada, a dor pode prejudicar o seu humor e aumentar os pensamentos ansiosos e a sensação de desesperança. Converse com sua equipe médica sobre maneiras de controlar melhor a dor e outros sintomas angustiantes.


Facilite as preocupações. Todos nós nos preocupamos, especialmente quando estamos doentes. Mas se você está constantemente superestimando a possibilidade de que as coisas vão dar errado ou pulando imediatamente para o pior cenário, é hora de agir. Existem passos que você pode tomar para desafiar seus pensamentos ansiosos , distinguir entre preocupações solucionáveis ​​e insolúveis e desenvolver uma maneira mais equilibrada de encarar sua situação.


Se cuida. Confiar nos outros, fazer exercícios regularmente, comer e dormir bem são maneiras comprovadas de ajudar a melhorar os sintomas de depressão e ansiedade.


Reduza o açúcar em sua dieta . Ao reduzir a quantidade de refrigerantes, doces e salgadinhos açucarados em sua dieta , você se sentirá menos ansioso e evitará as quedas de humor que geralmente seguem uma alta de açúcar.


Seja esperto com relação à cafeína, álcool e tabaco. Reduzir ou cortar a ingestão de cafeína pode ajudar a aliviar a ansiedade. Da mesma forma, o álcool pode piorar os sintomas de ansiedade e depressão . E embora possa parecer que os cigarros são calmantes, a nicotina é na verdade um poderoso estimulante que leva a níveis mais altos, e não mais baixos, de ansiedade e estresse.


Contrariando seu “e se …?”E se … o tratamento não funcionar? Eu não consigo lidar com os efeitos colaterais ? Meu cabelo vai cair? Vou engordar muito? Vou emagrecer? Câncer é muito difícil curar ? Será que vou suportar esse tratamento ?


É difícil imaginar que alguém que enfrentou uma doença potencialmente fatal não tenha se preocupado com cenários “e se” em algum momento. Quando você está lutando pela sua vida e enfrenta uma grande incerteza, a preocupação pode até parecer que está lhe dando algum controle sobre a sua situação. Mas, como acontece com todos os pensamentos ansiosos, existem maneiras de acalmar sua mente preocupada e ter uma visão mais equilibrada:


Diga a alguém o que você está pensando . Dizer seu “e se” em voz alta pode ajudá-lo a colocar as coisas em perspectiva. Se o seu medo for injustificado, verbalizá-lo muitas vezes pode ajudá-lo a expô-lo pelo que realmente é – uma preocupação inútil.


Desafie o pensamento . Qual é a probabilidade de que o que você tem medo realmente aconteça? Quais são alguns outros resultados prováveis? O que você diria a um amigo na sua situação que tivesse a mesma preocupação?


Aceite a incerteza . Grande parte do tratamento de uma doença grave é aprender a lidar com a incerteza do futuro. Preocupar-se com todas as coisas que podem dar errado não tornará sua vida mais previsível. Isso apenas o impedirá de desfrutar das coisas boas que ainda é capaz de experimentar no presente.


Como ajudar alguém a lidar com uma doença grave


Quando alguém de quem você gosta sofreu um problema sério de saúde ou está lidando com uma doença fatal, pode ser difícil saber o que dizer ou fazer. É provável que seu ente querido esteja experimentando algumas emoções dolorosas e isso pode fazer até mesmo as pessoas mais próximas a ele se sentirem incertas sobre a melhor forma de oferecer seu apoio. Essas dicas podem ajudar:


Ofereça seu apoio. Seu amigo ou ente querido pode relutar em pedir ajuda, mas é o apoio de pessoas como você que pode fazer toda a diferença em sua recuperação. Ofereça ajuda em uma tarefa específica, mesmo que seja simplesmente para sentar-se com eles durante ou após o tratamento. Às vezes, a coisa mais importante que você pode fazer por alguém é estar presente.


Ouça . Quando você conversa com alguém com uma doença grave, é natural se sentir estranho ou não saber o que dizer. Mas muitas vezes o mais importante é ouvir a pessoa. Permita que expressem o que estão passando sem julgá-los, dizer-lhes como devem se sentir ou tentar colocar um viés positivo em tudo.


Eduque-se sobre a doença, mas não dê conselhos a menos que seja solicitado. Quanto mais você souber sobre o diagnóstico e o tratamento do seu ente querido, melhor preparado você estará para ajudar. Mas isso não significa que você deva dizer à pessoa o que ela deve ou não fazer, a menos que peça especificamente sua opinião ou queira saber o que você pesquisou. Em última análise, as decisões de tratamento dependem sempre de seu ente querido, portanto, dê apoio mesmo que nem sempre concorde.


Fique conectado . Algumas doenças podem envolver um tratamento demorado, por isso é importante não apenas fornecer suporte no momento do diagnóstico e depois perder a atenção. Seu apoio pode ser tão importante após o tratamento quanto antes.


Conversando com Alguém com uma Doença Grave

Fazer:


  1. Deixe a pessoa saber que você está disponível para ouvir sempre que quiser.

  2. Admita se você se sentir estranho. É melhor ser honesto do que tentar fingir que não há nada de errado.

  3. Se você tiver dificuldade para saber o que dizer, lembre-se de que um abraço caloroso ou um toque carinhoso pode dizer muito.

  4. Quando você não puder visitar pessoalmente, deixe seu ente querido saber que você está pensando nele com uma ligação ou mensagem de texto, ou enviando um cartão.

  5. Tente manter seu relacionamento o mais normal possível. Isso pode significar compartilhar uma piada ou uma risada, quando apropriado.


Não:

  1. Diga à pessoa que você conhece como ela se sente ou compare a situação dela com a de outra pessoa. As circunstâncias de cada pessoa são únicas.

  2. Diga a eles que “tudo ficará bem”. Esses lugares-comuns podem apenas tornar mais difícil para eles falarem com você sobre os desafios de sua situação.

  3. Diga que seu ente querido precisa “permanecer positivo” ou “ver o lado bom”. Em vez de pressioná-los a se comportarem de determinada maneira, deixe claro que eles são livres para expressar o que realmente sentem.

  4. Leve as coisas para o lado pessoal se a pessoa não quiser falar, estiver com raiva ou chateada.




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