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O que é atenção plena?



Mindfulness é uma técnica que permite trazer consciência para o momento presente. Deve ser de uma forma sem julgamento, gentil e compassiva. Não se trata de esvaziar a mente, pois você realmente trará consciência aos seus pensamentos e sensações físicas. Quando eles vierem, reconheça-os gentilmente com curiosidade e gentileza. Então deixe-os ir. Usaremos uma técnica para ancorar a prática, concentrando-nos na respiração, o que ajuda a manter a sua consciência e a construir os seus músculos mentais.


Nossos pensamentos


Os nossos pensamentos desempenham um papel importante na forma como vemos o mundo e também podem ter um efeito dramático (bom e não tão positivo) na sua saúde e bem-estar.


Muito do que experimentamos em nossos corpos é resultado das funções inatas do cérebro. Nosso sistema nervoso autônomo é poderoso e inclui o sistema nervoso simpático que prepara o corpo para a resposta de luta e fuga. Há também o sistema nervoso parassimpático, que restaura o corpo a um estado calmo e sereno.


Como nossos pensamentos são tão poderosos, é útil conscientizá-los por meio da prática da atenção plena. Concentrar-se em seus pensamentos com bondade e compaixão, deixando-os ir e vir, pode trazer uma sensação de estar presente (psicologicamente, fisicamente e emocionalmente). Abordar isso sem fazer julgamentos ajuda a torná-lo mais sintonizado consigo mesmo e mais conectado com o mundo.


Todos nós temos uma “mente tagarela” com um fluxo constante de pensamentos, desejos, sonhos, medos, dúvidas e autocrítica. Muitas vezes, estes se concentram em eventos passados ​​ou catastrofizam o futuro. São naturais, todos nós os temos. A atenção plena ajuda a criar espaço para pensamentos mais positivos. Ao focar no aqui e agora, todo o resto pode entrar silenciosamente em perspectiva, permitindo uma sensação de controle e capacitação. Seu pensamento pode ficar mais claro.


Benefícios da atenção plena


Mindfulness foi estudado em profundidade e demonstrou ajudar:


  • Aliviar estresse

  • Ansiedade calma

  • Reduzir a dor crônica

  • Melhorar o sono

  • Melhora a saúde mental

  • Aumente as funções cognitivas

  • Melhorar o foco e a concentração

  • Acalme uma mente ocupada

  • Gerenciar reações

  • Desenvolva um senso de autoconexão


“Sempre que sua mente ficar dispersa, use a respiração como meio de controlá-la novamente.” - Thich Nhat Hanh




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