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Os Perigos De Um Estilo De Vida Sedentário E Como Superá-Lo



Os Perigos de um Sedentário. Sentar tornou-se a forma predominante de existir nos dias de hoje. Nós nos sentamos no carro, nos sentamos no trabalho, chegamos em casa e nos sentamos na frente de nossas TVs. Longe vão os dias de caminhar por toda parte, e muitas pessoas estão até usando a opção “conveniente” que muitas mercearias usam hoje em dia para receber seus produtos e alimentos entregues à sua porta. Tudo por uma questão de “economizando tempo”. Mas a que custo?

Nossos corpos foram feitos para se mover. Nossos músculos e articulações são feitos para mudar de posição e realizar todos os tipos de movimentos, desde caminhar e correr até pular e mudar de direção. Por que então o estilo de vida sedentário se torna facilmente tão atraente? É só porque nos acostumamos com isso e agora todos os outros tipos de estilo de vida parecem muito trabalhoso? Aqui estão alguns dos perigos de um estilo de vida sedentário e as melhores maneiras de superá-los.


Perigos de um Estilo de Vida Sedentário


Um estilo de vida sedentário é facilmente descrito, mas se você quiser colocá-lo em números reais, é definido como falta de atividade por pelo menos seis horas do dia (sem contar o sono ou cochilos). Isso normalmente envolve sentar, mas também pode incluir deitar e simplesmente ficar inativo por longos períodos de tempo durante o dia.


A pesquisa mostra como esse tipo de estilo de vida pode ter sérios efeitos a longo prazo em nossa saúde, aumentando o risco de uma variedade de condições médicas cardiovasculares e ósseas. Na verdade, a Organização Mundial da Saúde fez uma declaração ousada de que a inatividade física é uma das principais causas de incapacidade e doença, com resultados de pesquisas mostrando como aproximadamente dois milhões de mortes por ano podem ser atribuídas à falta de atividade física.


Aqui estão apenas alguns dos perigos associados a um estilo de vida sedentário:


  • Obesidade: Longos períodos de inatividade representam uma variedade de riscos para a saúde, sendo a obesidade a mais comum a ser procurada. Não gastar uma quantidade decente de calorias durante o dia enquanto ainda come o mesmo que você normalmente levaria ao ganho de peso não intencional e, ao longo do tempo, pode facilmente se traduzir em obesidade. Juntamente com a pressão alta e os níveis de açúcar no sangue, a pandemia de obesidade é uma das mais difíceis de combater nos dias de hoje.

  • Diabetes Tipo 2: A inatividade física pode levar a uma variedade de problemas com a product de insulina, causando resistência à insulina e diabetes tipo 2. Mesmo que existam diferentes fatores que contribuem para o desenvolvimento do diabetes, viver um estilo de vida sedentário desempenha um papel importante.

  • Problemas cardíacos: Não fazer atividade física suficiente pode ter um efeito seriamente negativo no seu coração. Isso pode afetar a maneira como seu coração bombeia sangue, a taxa em que o sangue rico em oxigênio entra no seu coração, e fazer com que as veias e artérias fiquem entupidas. Isso pode levar a cardiomiopatia, doença arterial coronariana e até mesmo um ataque cardíaco.

  • Problemas associados às veias: Ficar sentado por longos períodos de tempo diminui a velocidade e até restringe o fluxo sanguíneo. Isso pode facilmente resultar em varizes, aranhas e até mesmo trombose venosa profunda, o que pode ser fatal.

  • Problemas nas articulações: A inatividade física e o comportamento sedentário estão comumente associados a uma variedade de problemas articulares, desde dor crônica até artrite degenerativa. Esses problemas geralmente são observados em indivíduos mais velhos que também têm maior risco de quedas, quebras ósseas e deslocamentos articulares, o que pode afetar drasticamente sua qualidade de vida.


É importante notar que esses são apenas alguns dos perigos associados a levar um estilo de vida sedentário. Há muitas outras consequências da inatividade física que podem surgir ao longo do tempo e ter um efeito negativo na sua saúde física e mental.


Sintomas de um Estilo de Vida Sedentário


Mesmo que quando você calcula quantas horas por dia você passa sentado, há alguns sintomas que podem ser os sinais que você precisa para fazer os ajustes necessários para melhorar a qualidade de sua vida. Aqui estão alguns dos sintomas a serem ater:


  • Dor crônica no pescoço, costas e articulações

  • Letargia

  • Fadiga

  • Sono

  • Incapacidade de concentração ou foco

  • Nevoeiro cerebral

  • Ganho de peso não intencional


Como Superar os Perigos do Estilo de Vida Sedentário


Agora que você estabeleceu se se enquadra ou não nessa categoria e quão ruins são seus sintomas, existem alguns ajustes que você pode fazer para ajudar a evitar que esse tipo de estilo de vida prejudique sua saúde e bem-estar em geral.


Aumente sua atividade física


Em primeiro lugar, mova seu corpo. O desafio de 10 000 passos tornou-se popular por um motivo. Desde que as pessoas começaram a contar seus passos, elas chegavam a uma percepção chocante de que, em alguns dias, seu comportamento sedentário faria com que esse passo contasse tão baixo que nem acreditariam. Mostrou ser uma motivação tão boa para eles se moverem que muitos relataram se sentir muito melhor depois de apenas fazer uma pequena mudança em seus dias.


Se você não estiver interessado em contar seus passos, basta fazer com que seja uma meta se mover mais ao longo do dia. Caminhe para o trabalho, pegue as escadas em vez do elevador, use sua pausa para o almoço e dê um passeio, faça algumas reuniões em qualquer lugar, entre em uma academia ou estúdio ou explore seu bairro. Não precisa ser um grande salto de uma só vez e ninguém está dizendo que você precisa correr uma maratona. Passo a passo, você aumentará seu movimento diário.


Invista em uma mesa de pé


Se você trabalha em casa, investir em uma mesa de pé é uma ótima maneira de manter seu fluxo sanguíneo em movimento ao longo do dia. Se você está trabalhando em um escritório, pode valer a pena perguntar ao RH se eles estão dispostos a conseguir uma mesa de pé para você. Muitas empresas hoje em dia oferecem isso aos seus funcionários como parte do programa de bem-estar e bem-estar.


Concentre-se na Redução da Inflamação Geral


Sentar por longos períodos de tempo pode facilmente aumentar sua inflamação geral, portanto, focar em reduzir seus fatores de risco para doenças crônicas ajudará você a superar algumas das consequências mais perigosas. Limpe sua dieta e fique longe de alimentos processados e aditivos, beba muitos líquidos, preste atenção à qualidade do seu sono e participe de atividades de redução do estresse, como diário, meditação, técnicas de respiração e caminhadas na natureza.


Consulte um médico


Se os sintomas que você está enfrentando estão se tornando mais graves e afetam sua qualidade de vida, consulte um médico ou um especialista em saúde mental e obtenha uma abordagem mais personalizada. É sempre melhor abordar todos os sintomas à medida que acontece, para que você esteja ciente de quaisquer condições subjacentes que possam estar lá.


As pessoas estão se tornando cada vez menos ativas fisicamente, o que pode ser bastante perigoso para a saúde e o bem-estar a longo prazo. É importante abordar os sintomas antes que eles se tornem graves e evitar que quaisquer doenças graves e condições médicas ocorram em primeiro lugar.




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