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Primeiro ensaio clínico do mundo mostra que dieta combate a depressão

Atualizado: 19 de fev.

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Em um estudo de pesquisa inovador, descobriu-se que a alimentação saudável é um poderoso antidepressivo, melhorando significativamente os sintomas em um grupo com depressão moderada a grave.


Já se sabe há algum tempo que a má alimentação está associada ao aumento do risco de depressão, mas a direção da causalidade é incerta. É claro que, quando estamos deprimidos, tendemos a buscar alimentos reconfortantes de qualidade inferior, mas a busca por alimentos reconfortantes de qualidade inferior pode nos levar  a ficar deprimidos? E se estamos deprimidos, melhorar nossas dietas pode melhorar nossos sintomas? Essas questões permaneceram em grande parte desconhecidas do ponto de vista científico. Até agora. 


Liderado pelo Dr. Felice Jacka, diretor do Food and Mood Center da Deakin University na Austrália, este novo estudo foi o primeiro estudo de controle randomizado que explicitamente procurou responder à pergunta: se eu melhorar minha dieta, minha saúde mental melhorará?


O estudo, apelidado de SMILES (For Supporting the Modification of lifestyle in Lowered Emotional States), envolveu 67 homens e mulheres que estavam tomando antidepressivos e/ou em psicoterapia regular. Todos os indivíduos tinham dietas pouco saudáveis ​​no início, com baixa ingestão de frutas e vegetais, pouca fibra alimentar diária e muitos doces, carnes processadas e salgadinhos.


Metade dos indivíduos foram colocados na dieta de intervenção, que era uma dieta mediterrânea modificada (os pesquisadores a chamaram de dieta “ModiMed” detalhes sobre isso em um momento) e participaram de sessões regulares com um nutricionista.


A outra metade continuou comendo suas dietas habituais, mas foi obrigada a participar de sessões de “amizade” de apoio social.


Antes e depois do estudo de 3 meses, os sintomas de depressão de todos foram classificados. O teste que o grupo de pesquisa escolheu para se concentrar foi a escala MADRS (Montgomery–Åsberg Depression Rating Scale), que classifica o humor em uma escala de 0 a 60. Quanto maior a pontuação, mais deprimido o indivíduo, sendo 60 o mais grave depressivo. (A pontuação média dos participantes do estudo foi de 25.)


Após 3 meses, as pessoas do grupo de dieta ModiMed viram suas pontuações MADRS melhorarem em média cerca de 11 pontos. Trinta e dois por cento tinham pontuações MADRS tão baixas que não preenchiam mais os critérios para depressão. Enquanto isso, as pessoas do grupo de apoio social sem modificação na dieta melhoraram apenas cerca de 4 pontos e apenas 8% alcançaram a remissão. 

A dieta


Para a dieta ModiMedi, as calorias não foram limitadas, pois a dieta não teve como foco a perda de peso. A repartição dos macronutrientes foi a seguinte :


  1. Proteína: 18% do total de calorias (ou seja, 90 gramas de proteína em um dia de 2.000 calorias)

  2. Gordura: 40% do total de calorias (89 gramas de gordura em um dia de 2.000 calorias)

  3. Carboidratos: 37% do total de calorias (185 gramas de carboidratos em um dia de 2.000 calorias)

  4. Álcool: 2% do total de calorias

  5. Fibra/outros: 3% do total de calorias (15 gramas de fibra em um dia de 2.000 calorias)


Alimentos incentivados: grãos integrais, frutas, vegetais, legumes, laticínios com baixo teor de gordura ou sem açúcar, nozes cruas sem sal, carne vermelha magra (observação: a maioria das carnes vermelhas na Austrália onde o estudo foi realizado vem de vacas alimentadas com capim), frango , peixe, ovos e azeite


Alimentos desencorajados: doces, cereais refinados, frituras, fast food, carnes processadas.


Bebidas: no máximo duas bebidas açucaradas por semana e no máximo duas bebidas alcoólicas por dia, de preferência vinho tinto

Esta dieta foi uma grande melhoria em relação às dietas anteriores dos indivíduos. Como nota lateral, teorizo ​​que menos grãos (menos carboidratos) e mais vegetais fibrosos (para aumentar um pouco a ingestão de fibras) ajudariam a ter um desempenho ainda melhor. 


Surpresa – custa menos!

A desculpa número um que as pessoas dão para não comprar comida saudável é que ela é cara. No entanto, uma descoberta bônus do estudo foi que a dieta ModiMedi era realmente menos cara em cerca de 19%, do que as dietas não saudáveis ​​que os participantes estavam comendo antes da intervenção. 


Deixe um comentário para me dizer sua opinião sobre isso, ou se você tiver alguma dúvida.




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