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Resiliência Mental: Abandonar a Culpa de Não Fazer as Coisas

Atualizado: 26 de fev.


Isso acontece com todos nós, não terminamos o que esperávamos e depois nos sentimos estressados ​​ou culpados por isso.


É hora de deixar isso para lá, porque não está nos ajudando.


Podemos construir resiliência em torno disso, com um pouco de treinamento mental. E isso nos ajudará de maneiras mágicas.


Pense se você fez alguma dessas coisas:


  1. Decida-se a adotar um certo hábito exercícios, alimentação, meditação, escrever e depois não faz conforme o planejado. Você se sente culpado, decepcionado consigo mesmo ou apenas estressado.

  2. Tinha uma lista das coisas que você precisava fazer e depois não  fez a maioria delas e isso aumentou o seu estresse.

  3. Planejado para trabalhar em um projeto ou escrever … e depois procrastinado. Mais uma vez, você se sentiu culpado, decepcionado ou estressado.

  4. Esperava mudar seus padrões, como comer ou como você fala com os outros ou como pratica a atenção plena. Então tudo vai a merda e você se sente decepcionado.


Existem milhares de variações sobre isso, mas o tema principal é que as coisas não correram como você esperava, e isso causa decepção, culpa, estresse.


Aqui está o problema: não há problema em não atender às nossas expectativas. O verdadeiro problema é as expectativas. E o estresse que isso causa quando não atendemos às expectativas .


Em todos os exemplos, temos esse ideal em nossa cabeça sobre como as coisas devem ser, como queremos ser. Não há nada de errado nisso  todos nós fazemos isso o tempo todo mas o problema surge quando mantemos os ideais e expectativas muito rígidos. Causa dificuldades, nos sentimos decepcionados, sentimos ansiedade, sentimos raiva ou ressentimento por nós mesmos, nos tornamos infelizes.


Esse processo de expectativas e, em seguida não atendê-las e em seguida menos felicidade … acontece repetidamente e ao longo do dia. Estamos constantemente fazendo isso conosco mesmo.


Isso eleva o estresse, infelicidade e sensação de opressão, sensação de que não podemos mudar, falta de confiança em nós mesmos. Este é o verdadeiro dano. Dói tudo o que queremos fazer, aumentando a probabilidade de desistirmos porque não confiamos em nós mesmos.


Este é o problema.


A resposta é nos apegar menos aos nossos ideais. Torne-se consciente de nossas expectativas de nós mesmos, mas também dos outros e se apegue menos a elas. Jogue-os fora, se possível e apenas veja o que acontece.


E ame o que realmente acontece. Ame a si mesmo como você é, não como você gostaria que fosse e claro, esforce-se para fazer o bem por amor a si mesmo e aos outros … mas quando você não atender a essas expectativas, jogue-as fora e ame quem você é, o que realmente fez. Ame a realidade.


Aqui está a receita, se você quiser uma:


  1. Estabeleça a intenção de se amar exercitando, comendo melhor, meditando, sendo gentil com os outros, fazendo seu trabalho no mundo. Defina a intenção por amor e faça o melhor que puder.

  2. Faça o que fizer, observe suas expectativas. Ame o que você é realmente e faz, ame o momento e a si mesmo, não importa o quê esteja acontecendo ou o momento que esteja passando. Deixe de lado a culpa inútil, o estresse e a autocrítica.

  3. Veja o que o impediu de cumprir sua intenção. Faça uma alteração intencional no seu ambiente, para que não o retenha. Defina outra intenção por amor, mas não se apegue a ela. Repita várias vezes.

Ao abandonar essas expectativas, podemos abandonar nossas dificuldades e realmente estar em paz.


Na verdade, encontre satisfação. Na verdade temos que nos amar mesmo E isso leva a uma felicidade com o mundo e com nós mesmos que é incrível e enche o coração de alegria.




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