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Stress, Fortalecer sua conexão entre mente, corpo e alma pode ajudar



Feche os olhos por um momento e respire fundo algumas vezes. Verifique você mesmo: como você está se sentindo mentalmente? E emocionalmente? E quanto ao seu corpo? Veja se você consegue notar alguma tensão ou sensação mental ou física.


Quando estiver pronto, abra os olhos. Você pode perceber que se sente diferente após esse breve exercício. Talvez você se sinta mais relaxado ou energizado. Se sim, você experimentou a conexão mente-corpo-alma.


Há uma ciência sólida por trás do conceito. Cuidar da mente, do corpo e da alma pode ajudá-lo a encontrar maior equilíbrio e bem-estar em todas as áreas da sua vida.


A conexão mente, corpo e alma


Se você já esteve tão estressado a ponto de ficar fisicamente doente ou testemunhou tanta beleza que parecia uma experiência espiritual, você experimentou uma conexão mente, corpo e alma.


Uma abordagem holística do bem-estar envolve equilibrar esses três aspectos do eu para criar harmonia e saúde.


Significado de mente, corpo e alma


A frase “mente, corpo e alma” refere-se à conexão e ao relacionamento entre esses três aspectos de você mesmo.


A concepção de mente, corpo e alma é uma forma de nos compreendermos como "pessoas inteiras”, tem vidas pessoais e profissionais que se interligam, componentes mentais, físicos e espirituais não apenas influenciam ambas as esferas, mas também interagem entre si. 


Mente. Sua mente é a mente pensante (consciente e inconsciente) responsável por suas crenças, pensamentos e ações.


Corpo. Seu corpo é o seu aspecto físico que o conduz pela vida e permite que você experimente o mundo através dos seus cinco sentidos.


Alma. Sua alma ou espírito é aquela parte intangível de você que você pode chamar de sua essência. Se você pertence a uma fé específica, pode ser fácil conectar-se com o conceito de sua alma. Se você é secular, pode encontrar isso fora das religiões, em ações como passar tempo consigo mesmo na natureza, fazer ioga ou meditar. 


A distinção entre mente, corpo e alma não é estrita. Por exemplo, onde estão as emoções? Nós os sentimos no corpo, na mente e na alma. De uma perspectiva científica, sabemos o quão profundamente ligadas estas três dimensões estão, essa é a questão. Você pode pensar neles como conectados pelo sistema nervoso ou entender o sistema nervoso como parte da mente. 


Existem pesquisas que apoiam esse conceito de conexão mente-corpo-alma. Karen Jensen, autora de “Três cérebros, como o coração, o cérebro e o intestino influenciam a identidade mental”, sugere que temos três cérebros que interagem entre si para influenciar nossa saúde física e mental.


Os três cérebros representam os três aspectos do eu. O cérebro é a mente, o intestino é o corpo e o coração é a alma. Esses três “centros de controle” estão conectados através do sistema nervoso, e sua interação resulta no nosso estado geral de ser.


Para entendê-los melhor, vamos dar uma olhada em cada um deles com mais detalhes.


Mente sã


A mente corresponde ao cérebro dentro do seu crânio. Ter uma mente saudável lhe dá clareza, enquanto desequilíbrio mental ou doença pode causar doenças físicas no corpo.


Nossa mente é responsável por:


  • Habilidades de tomada de decisão

  • Regulação emocional

  • Foco, memória e concentração


Corpo saudável


O corpo corresponde à conexão intestino-cérebro. Um corpo saudável lhe dá força, vitalidade e energia. Também o torna mais capaz de enfrentar os desafios da vida.A saúde física também influencia fortemente o humor e o bem-estar mental e emocional, bem como a sua aptidão mental .


Alma saudável


A alma corresponde à conexão coração-cérebro. Uma alma saudável ajuda você a experimentar emoções positivas, como:


  • Alegria e gratidão

  • Resiliência emocional

  • Bondade e compaixão para com os outros

  • Um senso de propósito e estar conectado a algo maior do que você


Como fortalecer sua mente, corpo e alma:


Mente


Primeiro, vejamos coisas que você pode fazer para fortalecer especificamente sua mente.


1. Medite


A meditação ajuda a reduzir o estresse e a aumentar a consciência de padrões de pensamento negativos. Também ajuda você a se sentir mais calmo e a reagir com mais atenção a situações estressantes.


Existem muitas maneiras diferentes de meditar. Se você é novo na meditação, talvez queira começar com meditações guiadas.


Uma técnica simples de meditação que você pode experimentar sozinho é sentar-se com os olhos fechados e observar a respiração.


Mas você também pode meditar por meio de movimentos, como dançar, ou por meio de atividades como desenhar. Por exemplo, algumas pessoas consideram pintar mandalas uma forma eficaz de meditar.


2. Aprenda algo novo


Você nunca está velho demais para adquirir uma nova habilidade ou hobby. Aprender uma nova habilidade, como um idioma ou um instrumento, pode ajudar a manter sua boa forma mental em qualquer idade.


Assim como um músculo, seu cérebro precisa de exercícios para ficar em forma. Aprender ajuda a criar e fortalecer novas conexões neurais que mantêm o cérebro ativo e saudável.


3. Durma o suficiente


O sono é essencial para sua mente, corpo e alma. A qualidade e a quantidade do seu sono podem afetar tudo, desde o seu humor até o seu metabolismo. E de acordo com a investigação, a falta de sono na meia-idade está associada a um maior risco de doença de Alzheimer mais tarde.


A quantidade certa de sono depende da pessoa, mas o adulto médio precisa de sete a nove horas de sono por noite.


4. Encontre sua paixão


Reservar tempo para as coisas que você gosta pode ajudar a regular seu humor e emoções. Isso contribui para maior energia, vitalidade e saúde e bem-estar geral.


Encontrar sua paixão pode significar reservar tempo para um hobby que o ilumine. Ou você pode querer mudar de carreira para seguir profissionalmente sua paixão.


5. Tire uma folga


Em nossa cultura sempre ativa, o esgotamento costuma ser considerado uma medalha de honra. Mas descansar, relaxar e permitir-se divertir-se e brincar podem ajudá-lo a manter-se saudável de mente, corpo e espírito.


Encontre maneiras de incluir o descanso em sua programação. Reserve um tempo para isso em sua agenda e certifique-se de não ser incomodado, esse tempo não é negociável.


Tente respeitar o horário de trabalho e evite trabalhar nos finais de semana ou feriados. Priorize passar tempo com seus entes queridos.


6. Tenha uma mentalidade construtiva


Ter uma mentalidade construtiva pode torná-lo mais resiliente a obstáculos inesperados no caminho e ajudá-lo a superar desafios, vendo-os como oportunidades de crescimento.


Corpo


Agora, vejamos maneiras de fortalecer seu corpo.


7. Exercício


O exercício não é apenas essencial para um corpo saudável, mas também eleva o humor, alivia o estresse e ajuda a manter a saúde do cérebro.  


Muitas pessoas lutam para seguir um regime de exercícios porque tentam se forçar a fazer coisas de que não gostam. Não pague por uma assinatura que você nunca usa se não gosta de ir à academia.


Em vez disso, procure atividades que lhe tragam alegria. Pode ser ingressar em um time local de vôlei ou praticar ciclismo ou artes marciais.


Você também pode encontrar maneiras de ser mais ativo em sua vida diária, como caminhar em vez de dirigir ou usar escadas em vez de elevador.


8. Faça uma dieta balanceada


Pode ser um clichê, mas você realmente é o que você come. A comida que você coloca em seu corpo se torna suas células, e o que você come influencia até mesmo seus pensamentos, sentimentos e crenças.


Algumas maneiras de se alimentar de maneira mais saudável incluem:


  • Coma uma grande variedade de vegetais e frutas

  • Limite o consumo de carne, álcool, cafeína e açúcar

  • Beba pelo menos dois litros de água por dia


9. Pratique yoga


A yoga pode ser uma prática física, mas também tem efeitos profundos na mente e na alma. Pode ajudar a aliviar a tensão emocional armazenada nos músculos e fibras do corpo. Ao mesmo tempo, acalma a mente, trazendo a atenção para o momento presente.


Você também pode considerar incorporar a respiração em sua prática de yoga. As técnicas de respiração têm muitos benefícios, incluindo redução do estresse, aumento da energia e elevação do humor e da concentração.


Treinar-se para respirar profundamente ao longo do dia também pode ajudá-lo a controlar suas emoções de maneira mais eficaz.


Alma


Finalmente, vejamos algumas coisas que você pode fazer para fortalecer sua alma.


10. Pratique a gratidão


A gratidão treina seu cérebro para se livrar dos pensamentos negativos e, em vez disso, procurar coisas pelas quais ser grato. Isso resulta em melhora do humor e bem-estar geral mente-corpo-alma.


11. Passe algum tempo na natureza


Um crescente corpo de pesquisas conhecido como ecopsicologia mostra que passar tempo na natureza traz benefícios para o corpo, a mente e a alma.


Um estudo descobriu que o requisito mínimo necessário para obter os benefícios de passar tempo na natureza é de duas horas por semana .


12. Conecte-se com algo maior que você


A pesquisa mostra que ajudar os outros é bom para você, então procure maneiras de retribuir.  


Se você pertence a uma religião, isso pode ser feito através da sua comunidade religiosa. Se você é secular, poderá encontrar um maior senso de significado e propósito por meio do ativismo ou do voluntariado.


13. Seja compassivo consigo mesmo e com os outros


A autocompaixão é mais útil do que a autoconfiança quando se trata de aceitar e conviver com seus erros e fracassos.


Cultivar a autocompaixão também ajuda a desenvolver maior compaixão pelos outros, levando a uma vida amorosa e mais pacífica.


Encontrando equilíbrio na mente, corpo e alma


A conexão mente-corpo-alma é um atalho para a versão mais feliz, saudável e vibrante de você. Ter mente, corpo e alma saudáveis ​​pode mudar a maneira como você se sente e impactar a maneira como você se apresenta todos os dias. Com o tempo, isso cria um efeito cascata ao longo de sua vida.


Fazer o tipo de mudanças no estilo de vida necessárias para encontrar o equilíbrio entre mente, corpo e alma costuma ser mais fácil com o apoio e a responsabilidade de um coach de vida, terapeuta holístico.




 

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