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Três maneiras de reabastecer emocionalmente

Atualizado: 19 de fev.

Nutrir-se de pequenas maneiras pode ajudar a aliviar o esgotamento e a exaustão.


Uma cabeça de papel azul escuro com chamas cortadas laranja, amarelas e brancas por dentro contra um fundo marrom; o conceito é burnout

É difícil se importar com qualquer coisa quando você se sente exausto, queimado ou esfarrapado nas bordas. Seu entusiasmo outrora belicado pode parecer mais escombros carbonizados devido a responsabilidades familiares esmagadoras, um trabalho que drena você ou dificuldades financeiras.


Ou talvez uma doença, a incerteza e as interrupções da idade em que vivemos, ou uma combinação de fatores tenham deixado você se sentindo como se tivesse pouco precioso para dar.


“O que você está experimentando é burnout. É real e pode levar a depressão, ansiedade, danos no relacionamento e incapacidade de funcionar em casa ou no trabalho”, diz o Dr. Marni Chanoff, psiquiatra integradora do McLean Hospital afiliado a Harvard.


Tenha coragem: Com tempo e esforço, você pode reabastecer sua xícara, adicionando lentamente um pouco da energia e alegria de viver que você tem perdido. Aqui estão três maneiras de começar.


1. Tire um tempo para si mesmo


Tirar um tempo para si mesmo não é um luxo, é essencial para o autocuidado. “Você precisa desacelerar e se dar a oportunidade de descansar e rejuvenescer”, Dr. Chanoff diz: “Agende se precisar, começando com 10 ou 15 minutos, algumas vezes ao dia.”


Como você pode recuperar minutos preciosos em uma agenda excessivamente cheia? Olhe para o seu dia, semana ou mês, e seja exigente com quantas coisas você diz sim em um período de tempo.


Dê a si mesmo permissão para dizer não, obrigado às coisas que o esgotam ou não o servem.


Faça pequenos momentos serem importantes, escolha o que faz você se sentir em paz. Por exemplo, tome uma xícara de chá ou simplesmente coloque um cobertor ou tapete no chão em casa ou no trabalho e deite-se de costas. Não olhe para o seu telefone ou e-mail. Você quer dizer ao seu corpo para fazer uma pausa. Isso ajuda você a redefinir e recuar quando o estresse chega.


2. Comprometa-se com uma melhor saúde


Um corpo forte ajuda a equilibrar as situações estressantes que causaram seu esgotamento. A receita básica para uma boa saúde inclui:


  1. Exercício. O exercício de intensidade moderada, do tipo que funciona o coração e os pulmões, libera produtos químicos importantes que ajudam a regular o humor, o sono e muitos sistemas corporais. Organize para pelo menos 150 minutos de exercício por semana, o que equivale a cerca de 22 minutos por dia. Comece com apenas alguns minutos por dia, se for tudo o que você pode fazer. Não precisa ser nada de muito impacto. Pode ser qualquer movimento que lhe traga alegria, como dança, yoga ou caminhada rápida.

  2. Uma boa dieta. Comer muita junk food (normalmente cheia de açúcar, sal e gordura saturada não saudável) alimenta o estresse crônico, a fadiga, a depressão e a ansiedade. Escolha alimentos não processados, como vegetais, frutas, grãos integrais, legumes, proteínas magras (peixe ou aves) e gorduras insaturadas (como abacates ou azeite). Se o tempo for um problema, sugiro cozinhar uma quantidade maior de alimentos simples e saudáveis que você pode ter vários dias da semana. A sopa de lentilha ou feijão é uma boa refeição. Coloque o máximo de vegetais que puder.

  3. Durma. O sono insuficiente afeta a saúde geral, a concentração e o humor. Tente dormir de sete a nove horas por noite. E pratique uma boa higiene do sono, desligue seu telefone, mantenha seu quarto fresco e escuro, e vá dormir e acorde à mesma hora todos os dias.


3. Cerque-se de conforto


Hygge (pronuncia-se HOO-ga) é o conceito dinamarquês de conforto aconchegante que traz felicidade e contentamento. As pessoas na Dinamarca sabem uma coisa ou duas sobre encontrar o sol em meses frios e escuros.


Para praticar hygge, cerque-se de pessoas, atividades e coisas que fazem você se sentir aconchegante, amado, feliz ou contente. Passe tempo com suas pessoas favoritas, adicione um pequeno vaso de flores ao seu espaço, use chinelos felpudos uma vez em casa, coma uma comida de conforto preciosa ou ouça uma música favorita.


Mais ideias para experimentar:


  1. Acenda uma vela.

  2. Fique debaixo de um cobertor aquecido.

  3. Enquadre uma foto de um momento feliz.

  4. Tome café da manhã na cama.

  5. Use toalhas de mesa bonitas.

  6. Delicie-se com a arte (confira vários trabalhos em museus online).

  7. Fique parado do lado de fora para ouvir os sons da natureza.

  8. Enrole-se em uma cadeira aconchegante.

  9. Faça meditações.

  10. Tome um chá para relaxar.

  11. Use uma fronha de seda ou cetim no travesseiro da sua cama.

  12. Tome um banho quente.

  13. Obtenha um difusor de óleo com um aroma que o lembre de um lugar que você ama, como a praia ou um parque.


Aumente o efeito saboreando o conforto aconchegante. Como se sente, gosto, cheiro ou som?


Envolver os sentidos com estimulação calmante pode ser nutritivo. Isso neutraliza o estresse contínuo que o sistema nervoso suporta e pode ajudar a provocar a resposta de relaxamento o oposto da resposta de luta ou fuga (estresse). Respirar profundamente também ajudará.


Eventualmente, esses pedaços de hygge, saúde e tempo pessoal lhe darão algo que você provavelmente não permite há algum tempo, e isso é compaixão. Seja gentil consigo mesmo. Mime sua alma e reabasteça seu copo, para que você possa continuar lá para as pessoas e tarefas importantes em sua vida.




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