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Um Guia para as 7 Categorias de Alimentos Inflamatórios



A inflamação é a resposta natural do corpo a lesões ou infecções. É um mecanismo de proteção destinado a remover estímulos nocivos e iniciar o processo de cicatrização. Quando é agudo, como a vermelhidão e o inchaço após um corte ou entorse, é benéfico sinalizando o sistema imunológico para reparar o tecido e combater os invasores. No entanto, a inflamação crônica, que pode persistir despercebida por anos, é prejudicial. Pode surgir da exposição prolongada a irritantes, como alimentos inflamatórios ou toxinas ambientais, e está associado a um risco aumentado de câncer e outras doenças crônicas.


Por que os alimentos inflamatórios são perigosos?


Alimentos inflamatórios são exatamente o que soam - alimentos que desencadeiam ou exacerbam a inflamação no intestino e no corpo. A Dieta Americana Padrão (aprenadamente abreviada como SAD) está cheia de alimentos inflamatórios. Por um lado, o dano causado por esses alimentos tende a ser assintomático, nos roubando os sinais de alerta cruciais que normalmente sinalizam que algo está errado e precisa ser corrigido. Essa falta de sintomas significa que a oportunidade de intervenção precoce e ajustes dietéticos é muitas vezes perdida, permitindo que a inflamação progrida sem controle.


Além disso, muitos desses alimentos têm uma qualidade viciante, tornando-os difíceis de resistir, apesar de seus efeitos nocivos. Tome sorvete, por exemplo; não é apenas um deleite para as papilas gustativas, mas também desencadeia uma liberação significativa de dopamina no cérebro, semelhante ao que é observado com substâncias viciantes. Essa resposta neurológica pode criar um desejo forte, às vezes incontrolável, por mais, exacerbando ainda mais o ciclo de inflamação e seu impacto silencioso, mas prejudicial, no corpo.


Alimentos inflamatórios causam danos diretos e sistêmicos no corpo. Além de incitar a inflamação, eles interrompem o delicado equilíbrio do microbioma intestinal e induzem o estresse oxidativo, um processo prejudicial em que os radicais livres excessivos sobrecarregam a capacidade do corpo de neutralizá-los, levando a danos celulares. Esses alimentos também inflamam os enterócitos, as células que revestem o intestino, e degradam a camada de mucina, uma barreira protetora que impede que substâncias nocivas penetrem na parede intestinal. Por sua vez, essa degradação contribui para uma condição conhecida como intestino com vazamento, onde as paredes intestinais se tornam mais permeáveis do que o normal, permitindo que toxinas e bactérias se inserem para a corrente sanguínea.


Como resultado desses efeitos combinados, os alimentos inflamatórios estão intimamente ligados a uma variedade de cânceres, incluindo câncer colorretal, pancreático, gástrico, esofágico e de mama.


Além disso, esses alimentos também estão associados a quase todas as doenças crônicas, desde doenças cardíacas e diabetes até distúrbios autoimunes e condições neurológicas. A resposta inflamatória provocada por esses alimentos pode ser um fator chave que contribui para o desenvolvimento e a progressão de uma ampla gama de doenças crônicas. O impacto negativo generalizado desses alimentos em vários sistemas corporais ressalta a importância de evitar alimentos inflamatórios e adotar uma dieta rica em ingredientes anti-inflamatórios.

Na Hope4Cancer, educar os pacientes sobre os benefícios de uma dieta não inflamatória é fundamental para nossos protocolos de tratamento. Na verdade, todas as 11 Marcas Integrativas do CâncerTM estão intrinsamente ligadas a uma resposta inflamatória crônica, o que sugere que uma abordagem holística é necessária para superar a condição e viver uma vida saudável.


As 7 Categorias de Alimentos Inflamatórios


1. Glúten


O glúten, uma proteína encontrada no trigo, cevada e centeio, tem sido cada vez mais reconhecida por seu papel na promoção da inflamação. O glúten contém grandes moléculas chamadas peptídeos que são resistentes à digestão e, em vez disso, persistem e se acumulam no intestino. Essas moléculas então ativam o sistema imunológico, alteram o microbioma intestinal e contribuem para a síndrome do intestino com vazamento. Além disso, o glúten pode estimular a liberação de zonulina, uma proteína que mantém as células do intestino firmemente unidas. Quando os níveis de zonulina aumentam, essas ligações podem se soltar, contribuindo ainda mais para o intestino com vazamento.


Esses efeitos colaterais negativos são especialmente verdadeiros para pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten não celíaca (NCGS), duas condições que surgiram nos últimos 50 anos.


Nesses casos, o dano intestinal geralmente envolve inflamação crônica e absorção prejudicada de nutrientes, o que pode aumentar o risco de desenvolver várias formas de câncer.


2. Lacticínios


Os produtos lácteos contêm elementos que podem desencadear inflamação. Por exemplo, o consumo de laticínios pode aumentar os níveis de IGF-1 (Fator de Crescimento Semelhante à Insulina, um fator de crescimento natural que suporta o crescimento de mamíferos jovens. Como esse hormônio pode promover a divisão e o crescimento celular, níveis elevados de IGF-1 têm sido associados ao aumento do risco de certos cânceres em humanos. Além disso, muitos produtos lácteos contêm uma proteína conhecida como beta-caseína A1, que pode induzir inflamação e irritar o revestimento intestinal. Em produtos lácteos não orgânicos, a presença de hormônios e antibióticos contribui para desequilíbrios do microbioma intestinal que exacerbam ainda mais a inflamação. Assim como o glúten, essas respostas inflamatórias aos laticínios são aumentadas em indivíduos com sensibilidades ou alergias específicas, como intolerância à lactose.


3. Alimentos Processados e Aditivos Artificiais (Cores, Sabores, Conservantes)


Quando os alimentos processados foram introduzidos pela primeira vez em meados do século XX, não ficou imediatamente evidente o quão ruins eles eram para a nossa saúde. Agora sabemos que eles são um grande contribuinte para a obesidade, doenças cardíacas e diabetes, sem mencionar sua ligação direta com doenças como o câncer! A cada aumento de 10% no consumo de alimentos processados, há um risco 12% maior de desenvolver câncer.


Primeiro, os alimentos processados estão diretamente ligados à obesidade, e está bem estabelecido que a gordura libera citocinas inflamatórias que contribuem para um estado de inflamação crônica e de baixo grau em todo o corpo. Em segundo lugar, esses alimentos têm toneladas de ingredientes e produtos químicos adicionados para aumentar a vida útil e alterar a cor, a textura e o sabor dos alimentos. Mais de 5.000 ingredientes podem ser adicionados aos alimentos, alguns dos quais são completamente desconhecidos para a FDA, e menos da metade dos quais foram testados em humanos de maneira adequada ou rigorosa. Um exemplo inclui cores artificiais como o Red 40, que tem sido diretamente associado a respostas inflamatórias. Terceiro, como os alimentos processados são tão baixos em nutrientes e tão cheios de aditivos, estudo após estudo mostra como ele interrompe o microbioma e contribui para a inflamação. Esses pontos são apenas algumas das muitas razões que ilustram por que os alimentos processados são prejudiciais à nossa saúde.


4. Adoçantes Artificiais e Açúcares Processados e Refinados


Os açúcares adicionados desempenham um papel significativo na promoção da inflamação dentro do corpo. Quando consumidos em excesso, esses açúcares, particularmente xarope de milho com alto teor de frutose e outros adoçantes refinados, podem aumentar a produção de citocinas pró-inflamatórias. Esse aumento nos fatores inflamatórios é em parte devido ao rápido aumento e queda nos níveis de glicose no sangue, o que desencadeia uma resposta ao estresse que afeta negativamente o sistema imunológico e libera esses bioquímicos. Em um esforço para reduzir a ingestão de açúcar, os indivíduos geralmente recorrem a adoçantes artificiais e substitutos de açúcar.


No entanto, apesar de seu apelo de economia de calorias, essas alternativas não são um substituto saudável. Estudos mostraram que alguns adoçantes artificiais, como aspartame e stevia, podem perturbar negativamente o microbioma intestinal. Isso, por sua vez, pode desencadear uma resposta imune, resultando em maior produção de citocinas inflamatórias. Além disso, certos adoçantes artificiais têm sido associados a mudanças na tolerância à glicose e sensibilidade à insulina, promovendo indiretamente processos inflamatórios e potencialmente contribuindo para o desenvolvimento da síndrome metabólica .


5. Carne Vermelha e Processada


Carnes vermelhas e processadas são contribuintes conhecidos para a inflamação devido ao seu alto teor de certos compostos que podem desencadear respostas inflamatórias no corpo. Essas carnes são ricas em gorduras saturadas, que foram associadas ao aumento dos níveis de marcadores inflamatórios, como a proteína C-reativa (CRP). Além disso, as carnes processadas contêm altos níveis de produtos finais de glicação avançada (AGEs) e outros compostos pró-inflamatórios formados enquanto são cozidas em altas temperaturas . Outra preocupação é a presença de heme de ferro na carne vermelha, que, em excesso, pode catalisar a produção de espécies reativas de oxigênio (ROS), levando ao estresse oxidativo e à inflamação. Além disso, as carnes processadas geralmente têm conservantes adicionados, como nitratos e nitritos, que podem se converter em nitrosaminas no corpo, compostos conhecidos por suas propriedades inflamatórias e cancerígenas.


6. Gorduras Não Saudáveis


As gorduras desempenham um papel multifacetado na promoção da inflamação. A dieta moderna, caracterizada pela proliferação de alimentos rápidos e processados, introduziu um excesso de gorduras não saudáveis em nossa dieta diária. Esse problema é agravado pela densidade calórica das gorduras, pois elas contêm significativamente mais calorias por grama em comparação com carboidratos e proteínas. Juntamente com porções maiores, esse excedente calórico contribui diretamente para a obesidade e o ganho de peso, duas condições diretamente ligadas à inflamação crônica. Dietas ricas em gorduras não saudáveis podem contribuir para complicações como resistência à insulina e disfunção metabólica, que podem se manifestar em condições como a doença hepática gordurosa não alcoólica (NAFLD), amplificando a inflamação e as toxicidades dentro do corpo. Mesmo produtos com baixo teor de gordura, muitas vezes percebidos como opções mais saudáveis, podem ser enganosos. Eles tendem a compensar a redução do teor de gordura com níveis mais altos de açúcares adicionados para aumentar o sabor, resultando em uma ingestão calórica elevada. O excesso de açúcares também é metabolizado e armazenado no corpo como gorduras através de um processo chamado lipogênese, que não ajuda a causa.


O verdadeiro problema está na qualidade (bem como na quantidade) de gorduras e alimentos consumidos. O consumo de gorduras saudáveis é fundamental para a nossa saúde e bem-estar, mas devemos estar cientes da nossa ingestão de gordura, evitando alimentos processados e fritos, particularmente aqueles que contêm gorduras trans. Essas gorduras artificiais foram associadas a um aumento desregulado na proporção de colesterol LDL e HDL, promovendo a inflamação dentro dos vasos sanguíneos. As gorduras trans são encontradas em alimentos que devemos evitar de qualquer maneira, como carne vermelha, produtos de panificação comercial, como bolos e biscoitos, e alimentos fritos, como donuts e frango.


7. Álcool


O consumo de álcool, especialmente quando excessivo, é um fator conhecido na promoção da inflamação dentro do corpo. Quando o álcool é metabolizado, produz acetaldeído, um composto tóxico que pode causar danos significativos às células e tecidos, levando a uma resposta inflamatória. O consumo crônico de álcool pode perturbar o equilíbrio do microbioma intestinal, levando ao aumento da permeabilidade intestinal e à síndrome do intestino com vazamento. Além disso, a ingestão excessiva de álcool pode prejudicar a função do fígado, um órgão vital para a desintoxicação e regulação da resposta imune. Esse comprometimento pode exacerbar o estado inflamatório do corpo, contribuindo para o desenvolvimento de doenças hepáticas como hepatite alcoólica e cirrose, ambas caracterizadas por inflamação pronunciada . Além disso, o impacto do álcool no sistema imunológico pode comprometer sua capacidade de funcionar corretamente, levando a um maior estado de inflamação.





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