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Como gerenciar sua energia emocional para o bem estar mental

Atualizado: 19 de fev.




Todo ser humano, independentemente de sua idade, localização, situação financeira, etnia, todos têm a mesma quantidade de tempo em um dia ou seja 24 horas, 1440 minutos, 86400 segundos. Isso parece muito simples. Mas por que algumas pessoas parecem ser capazes de fazer mais, sair de férias, estar totalmente engajadas em todos os aspectos de suas vidas e ainda ter mais energia física, mental e emocional? Como é que eles parecem ter mais tempo?


Enquanto isso, a maioria de nós está apenas tentando sobreviver. Nosso dia não começa sem uma xícara de café ou duas apenas para acordar e reunir forças para passar a manhã. Em nossas ocupações, escolhemos refeições rápidas para que possamos partir para nossa próxima reunião, atividade ou tarefa.


As pressões e demandas no trabalho nos fazem perder a paciência. Somos irritáveis, reacionários, apressados, portanto, cometendo erros por descuido ou esquecendo coisas simples. À noite, nos sentimos tão esgotados. Queremos apenas deitar no sofá, relaxar, relaxar com uma taça de vinho ou duas, ou três. Sentimos que simplesmente não há tempo suficiente em um dia, sobrecarregados e esgotados.


Isso soa familiar para você? Você pode pensar, bem, se eu tivesse mais tempo …


De acordo com Jim Loehr e Tony Schwartz no livro The Power of Full Engagement: Gerenciando a energia, não o tempo, é a chave para o alto desempenho e a renovação pessoal , na verdade não se trata de administrar seu tempo, mas sim de administrar sua energia emocional.


Segundo eles, “o número de horas por dia é fixo, mas a quantidade e a qualidade da energia de que dispomos não. É nosso recurso mais precioso. Quanto mais assumimos a responsabilidade pela energia que trazemos para o mundo, mais fortalecidos e produtivos nos tornamos. ”


O que é energia emocional?


Por mais simples que possa parecer, a energia emocional é a energia que obtemos de nossas emoções. Simplificando, nossa energia vem de nossas emoções diferentes e também vibram em frequências diferentes. Eu sei que isso pode soar um pouco Ualll, mas me escute.


Reserve um momento para pensar em uma época em que você se sentiu exultante e cheio de energia como se estivesse no topo do mundo. Talvez tenha sido uma promoção ou aumento no trabalho, o primeiro beijo com seu parceiro, viajar para um novo país ou apenas rir até doer o estômago com seu melhor amigo.


As emoções de alegria, amor, paixão, entusiasmo que você sentiu naquele momento são consideradas vibrações de alta frequência. Nesses momentos, você sentia que tinha uma fonte ilimitada de energia você poderia passar a noite toda acordada ! Como suas emoções eram vibrações de alta frequência, sua energia era abundante. Você estava operando com vibrações de alta frequência.


Na extremidade oposta do espectro, algumas das vibrações de frequência inferior são medo, tristeza, depressão, insegurança. Quando você pensa em um momento de sua vida em que terminou com alguém que realmente amava, largou o emprego, estava deprimido ou triste, sua energia emocional estava baixa, não era ?


O que drena sua energia emocional?


Aqui estão as coisas mais comuns que drenam sua energia emocional.


  1. Excessivamente preocupante

  2. Negatividade

  3. Culpa

  4. Indecisão

  5. Super comprometimento / oprimir

  6. Falta de limites saudáveis

  7. Ruminação negativa


Como você pode aumentar sua energia emocional?


Nossa energia vem de nossas emoções. Em outras palavras, as emoções que sentimos tornam-se a energia que colocamos no mundo e tendemos a atrair a energia que emitimos. “Semelhante atrai semelhante”, “pássaros da mesma pena voam juntos” é simplesmente a lei da atração.


Se você olhar honestamente para sua vida e para as pessoas que estão ao seu redor, você diria que elas são principalmente influências negativas ou positivas? Eles reclamam ou são edificantes? O mundo externo é o seu espelho. Apenas reflete o que está acontecendo dentro de você.


Isso não é “bom” nem “ruim”. Não há julgamento aqui simplesmente é. É importante notar que este não é um momento para auto julgamento. É simplesmente uma avaliação do que é.


Faça uma avaliação honesta de suas circunstâncias, finanças, amizades ou qualquer área em que deseja se concentrar. É tudo o que você desejou e imaginou que fosse? Do contrário, é importante examinar algumas das crenças, pensamentos e emoções relacionados a essas áreas. A boa notícia é que depende de você.


Se nossa energia vem de nossas emoções, isso significa que você tem o poder de mudar suas emoções e, portanto, mudar sua energia. A derivada latina da palavra emoção, significa literalmente mova-se, e coloque a energia em movimento. 


Então, vamos colocar essa energia em movimento. Aqui estão cinco idéias sobre como gerenciar sua energia emocional para o bem-estar mental.


1. Faça coisas que você ama e gosta


Isso parece bastante simples. Pense no passado quando foi a última vez que você intencionalmente reservou um tempo para fazer coisas que ama e gosta? Se você está se sentindo sobrecarregado e esgotado, aposto que provavelmente já faz um tempo. Experimente agendar algumas horas neste fim de semana e faça algo que você realmente ame e lhe traga alegria. Você merece isso.


2. Cerque-se de pessoas positivas que o elevam


Em seguida, cerque-se de pessoas positivas e remova amizades e relacionamentos tóxicos. Se o relacionamento tóxico for um membro da família, tente limitar a quantidade de tempo que você passa com eles e mantenha as interações positivas. Isso pode ser difícil no início, mas se você estiver operando em vibrações de alta frequência sua energia, aumentará as vibrações dessa interação.


3. Aprenda a dizer “não” sem se sentir culpado


Tudo bem dizer não. Dizer “não” aos outros é dizer “sim” a si mesmo. E você é a pessoa mais importante do mundo. Se não houver você, não haverá ninguém para cuidar daqueles que você ama. Coloque sua máscara de oxigênio primeiro, antes de ajudar outras pessoas. O autocuidado não é egoísta.


4. Pare de “deveria-se”


Acredito que as palavras são muito poderosas e a maneira como expressamos e usamos as palavras tem o poder de criar nossas experiências. Elimine a palavra “não deveria” do seu vocabulário. A palavra carrega muito peso, fardo, arrependimento e julgamento.


Remova a palavra “não deveria” e veja como isso muda estas frases:


  1. Eu não deveria ter assistido tanto à TV. ➡ Assisti muito à TV.

  2. Eu não deveria ter perdido tempo com isso. ➡ Perdi tempo com isso.

  3. Isso não deveria ter acontecido. ➡ Isso aconteceu.


Remover “não deveria” torna a ação ou evento completamente neutro. Ele o move de algo “negativo” para apenas uma questão de fato, nem bom nem ruim apenas o que é. A partir desse lugar neutro, permite que você passe para um senso de responsabilidade. Se for algo que você não deveria ter feito, pergunte-se, o que eu aprendi ?


Quando você continua “devendo” a si mesmo, eventos ou ações, isso o mantém preso ao passado. Não podemos mudar o passado (surpresa!) E mantê-lo na mentalidade de vítima ou auto-acusação.

Uma pergunta mais importante que você pode fazer a si mesmo é o que eu poderia fazer em vez disso?Aprenda, reflita e siga em frente. O que farei no futuro?


Substitua “deveria” por “escolher para”. Observe como essas palavras mudam a maneira como você experimenta essas frases.


  1. Eu deveria correr e fazer exercícios. ➡ Eu escolho correr e me exercitar.

  2. Eu deveria parar com essa conversa interna negativa. ➡ “Eu escolho parar com essa conversa interna negativa.”

  3. Eu deveria ser mais paciente. ➡ Eu escolho ser mais paciente.


Substituir “deveria” por “escolher” de repente, você está no controle. Você está capacitado. Você pode escolher fazer algo. Você tem uma escolha, não apenas um “eu deveria” e depois não faz nada a respeito. Eu escolho permite que você assuma a propriedade e a responsabilidade.


5. Meditação e atenção plena


E a prática de chamar a atenção para a emoção que surge, não identificando-a como parte de si mesmo, mas simplesmente percebendo e ficando curioso. Quando há curiosidade, não há espaço para julgamento. Quando não há julgamento, a aceitação é muito mais fácil de seguir.


Muitos estudos de pesquisa mostram que a meditação mindfulness é eficaz na redução do estresse e pode melhorar a saúde física e mental, alterando o cérebro e a biologia de maneiras positivas. Os pesquisadores revisaram mais de 200 estudos sobre a atenção plena entre pessoas saudáveis ​​e descobriram que a terapia baseada na atenção plena foi especialmente eficaz para reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão. 


Quanto mais assumimos a responsabilidade pela energia que levamos ao mundo, mais fortalecidos e produtivos nos tornamos.” – Jim Loehr


Lembre-se a energia que você distribui é sua responsabilidade. Quando você percebe isso, é fortalecedor. Significa que você tem a capacidade de controlar sua energia e bem-estar mental não o ambiente, nem outras pessoas você. Você consegue estar no assento do motorista da sua vida.

Então, você está pronto para dirigir ?




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