top of page

Redescubra seus sentimentos e encontre a paz

Um estado de paz está entre as experiências humanas mais desejadas. Você, como o resto de nós, deseja isso, mas pode lutar para alcançá-lo.



Por que?

Uma razão, de acordo com o professor espiritual e autor de autoajuda Eckhart Tolle , é que você pode confundir paz com inconsciência. No entanto, em seu guia para a iluminação espiritual, “ O Poder do Agora”, Tolle descreve a paz ao contrário, um estado de maior consciência de seus pensamentos e sentimentos.

Embora muitos de nós troquemos o termo “sentimentos” por “emoções” na linguagem cotidiana e os dois certamente estão conectados é importante entender como eles diferem. A neurociência explica que as emoções são as reações complexas que o corpo tem a um determinado estímulo. Por exemplo, se você tem medo de alguma coisa, seu coração pode começar a disparar, seus músculos podem se contrair; sua pele pode ficar pálida.

Esta reação emocional acontece em seu corpo físico automática e inconscientemente. Os sentimentos, por outro lado, ocorrem somente depois que seu cérebro toma consciência das mudanças físicas. Nesse momento, você experimenta conscientemente a sensação de medo.

Se você percebe o sentimento de medo como ruim, sua reação instintiva pode ser se separar e tentar não pensar nisso. No entanto, se você puder treinar para parar e entender o que está evocando o sentimento, poderá descobrir que o estímulo não é tão ameaçador, perigoso ou assustador, afinal.

Com isso em mente, aqui estão algumas estratégias para ajudá-lo a redescobrir conscientemente seus sentimentos e, por meio desse processo, começar a criar uma sensação de paz.

Dê-se permissão

Digamos que seu amigo o convide para uma sobremesa e um café. Parece adorável, então você vai. Você está se divertindo muito, provando sobremesas e tomando um café com leite enquanto conversa com seu amigo. Então, quase como se sua mente tivesse sido sequestrada, a voz em sua cabeça diz: “Já chega de diversão hoje. Você deveria ir. Você tem recados e trabalho para colocar em dia hoje. Além disso, você não deveria estar comendo esta sobremesa. Nesse momento, você suprime seus sentimentos positivos e os substitui por negativos.

Essa reação pode estar profundamente ligada à modelagem da infância ou anexada a um script mais recente que você adotou na idade adulta. Cabe a você gastar tempo tentando entender as razões pelas quais você apreendeu seus sentimentos positivos.

Trabalhar com um terapeuta licenciado pode ajudar com isso, para que você possa aprender a se permitir aceitar a si mesmo e sentir exatamente o que sente, sem culpa, vergonha ou desejo de invalidar seus sentimentos originais.

Desconecte

Muitos de nós passamos muitas horas acordados conectados, alternando de dispositivo para dispositivo - telefone, computador, smartwatch, repita. Estar constantemente conectado a dispositivos pode fazer com que você perca o contato com seus sentimentos porque a) você está distraído e b) você não está se dando tempo ou espaço no momento presente para realmente senti-los.

Para ficar no presente , sou fã de usar o modo Focus no meu celular, que me permite personalizar os alertas ou desativá-los completamente. Na maioria dos dias, pauso completamente todas as notificações e não olho para as telas entre 21h e 7h.

Priorizo ​​ir para a cama às 21h30 para poder acordar às 6:30 Durante as primeiras horas da manhã, antes de alertas, lembretes de calendário, chamadas de Zoom e o restante das atividades do dia começarem, passo pelo menos um alguns minutos me conectando com o que sinto.

Faça uma varredura corporal

Escanear seu corpo pode ajudá-lo a mergulhar mais fundo no que está sentindo. Para fazer isso, simplesmente sente-se ou deite-se no chão e preste atenção ao que está acontecendo lá dentro, percebendo diferentes sensações, enquanto examina mentalmente da cabeça aos pés. Não tente mudar nada; simplesmente observe.

O objetivo desta prática é ajudar a sincronizar sua mente e corpo. Se, por exemplo, você notar a sensação de um nó na garganta, isso pode ser uma pista para ajudá-lo a entender como está se sentindo.

Pause seus pensamentos momentaneamente

Como os sentimentos são conscientes, pode parecer contraintuitivo não pensar neles como forma de descobri-los. No entanto, assim como a descoberta pode ocorrer quando você se desconecta da tecnologia, também há poder e cura em silenciar a mente por um tempo.

Uma mente sobrecarregada ou cansada pode obscurecer a maneira como você percebe seus sentimentos. Em um momento, você pode pensar que se sente de uma maneira sobre algo apenas para descobrir que, depois de se afastar disso, você realmente se sente de outra maneira. Observe que reavaliar seus sentimentos não é o mesmo que invalidá-los. Reexaminar é o ato de simplesmente dar outra olhada para determinar se o que você sentiu originalmente ainda permanece.

Escrita livre

A escrita livre é essencialmente um diário desinibido. Você simplesmente escreve o que vier à mente sem editar a si mesmo. Ao voltar e lê-lo, você pode começar a identificar padrões ou outras informações que podem ajudar a revelar como você se sente .

Isso começou na minha vida, ainda quando adolescente o famoso diário de uma adolescente.

Nunca esquecerei um dia particularmente difícil quando finalmente me sentei para ler meu caderno, deixei meus sentimentos se revelarem por toda a página e não me editei. Foi confuso e libertador ao mesmo tempo. Eu tenho feito essa prática desde então. Isso me ajudou a descobrir padrões sobre como e por que me sinto de certas maneiras e me proporcionou uma maior autocompreensão, o que me levou a mais paz interior em geral.

Comunicar

Pode ser difícil colocar seus sentimentos em palavras, mas o ato de tentar explicá-los a alguém pode ajudá-lo a explorá-los.

É importante ser cuidadoso sobre com quem você se comunica. Você confia nessa pessoa? Eles entendem o contexto do que você está expressando?

Antes de falar, pergunte à pessoa se ela está no espaço mental certo para ouvir. Se estiverem, deixe-os saber que você precisa comunicar como está se sentindo em um lugar livre de julgamento e que pedirá conselhos se quiser ouvir a perspectiva deles.

Se a comunicação em voz alta não parecer viável, você também pode usar a comunicação não verbal para se expressar, como criar uma obra de arte visual.

Quer você experimente um ou uma combinação desses métodos, observe como cada atividade afeta a descoberta de seus sentimentos. Nesse estado elevado de consciência, você pode chegar a um ponto de autoaceitação e criar a paz interior que deseja.


Vanessa Bonafini - Terapeuta Holística



2 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page